Até o momento, mais de 12 mil imóveis da capital já foram vistoriados pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), para o 1º Diagnóstico da Infestação do Aedes Aegypti de 2018, iniciado no dia 17 de janeiro. O trabalho, executado por agentes de endemias, é realizado com o objetivo de obter informações sobre o índice de infestação do mosquito Aedes, principal transmissor do zika vírus, da dengue e da febre chikungunya.
A meta é realizar a vistoria de aproximadamente 28 mil imóveis no município de Manaus. Durante o diagnóstico, que deve ser finalizado no dia 31 de janeiro, os agentes de endemias realizam a visita domiciliar, identificando e coletando as formas imaturas (larvas) do mosquito, eliminando ou tratando potencias criadouros do mosquito, como explicou a subsecretária municipal de Gestão de Saúde, Lubélia Sá Freire.
“Estarão envolvidos diretamente 300 profissionais da Semsa, todos voltados para o combate ao Aedes.”
O secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, explica que o diagnóstico é uma estratégia muito importante utilizada pelos municípios para o controle do mosquito Aedes aegypti por ajudar na identificação de bairros ou localidades que apresentam maior número de focos de reprodução do mosquito, além de apontar os principais tipos de depósitos onde as larvas são encontradas.
O resultado do último diagnóstico de infestação, realizado pela Semsa em outubro de 2017, apontou Manaus em médio risco para doenças transmitidas pelo Aedes, com um índice de infestação de 2,1%.
Os imóveis que deverão ser vistoriados representam uma amostragem dos imóveis em Manaus e estão distribuídos nas zonas Sul, Leste, Norte e Oeste.
De acordo com o chefe de Controle de Endemias do Distrito de Saúde Sul (DISA Sul), Alciles Comape, cada distrito de saúde tem uma meta de imóveis programada em cada bairro e, além do trabalho de identificação e coleta de larvas do mosquito, da eliminação e tratamento de potenciais criadouros, os agentes têm realizado ações de Educação em Saúde orientando sobre as formas de prevenção e sobre os sinais e sintomas.