Desde o último sábado (23), a Defesa Civil de Manaus conta com a ajuda voluntária de 50 moradores de Manaus que foram treinados e capacitados em Defesa Civil, Educação Ambiental, Primeiros-Socorros e Percepção de Risco em Áreas de barranco.
Os moradores, agora, estão aptos a atuar nas comunidades como agentes comunitários de proteção e defesa civil, multiplicando as informações recebidas, dando as primeiras respostas em casos de desastres e riscos e acionando a Defesa Civil para atuar preventivamente, quando necessário.
Os agentes comunitários receberam seus certificados em solenidade realizada na sede da Defesa Civil, avenida Voluntários da Pátria, Compensa, zona Oeste.
Segundo o secretário executivo de Proteção e Defesa Civil de Manaus, Aníbal Gomes, o poder público pode atender as demandas sem recorrer aos comunitários, mas a colaboração deles melhora substancialmente o atendimento porque as demandas podem ser solucionadas antes mesmo de se tornarem um problema.
O secretário explicou, ainda, que a atuação direta dos agentes comunitários na rotina diária de cada localidade vai facilitar a identificação de novos focos de invasão em áreas de risco e, com isso, novos problemas graves à população.
O voluntário Júlio Farias disse que papel foi bem compreendido pelos formandos e que, a partir de agora, eles poderão colaborar com conhecimento de causa para o sucesso das ações de Defesa Civil da Prefeitura de Manaus na capital.
O trabalho comunitário e preventivo da Defesa Civil nas áreas de risco, em Manaus, que vem sendo realizado desde o início de 2013, de forma continuada, gerou reconhecimento internacional, sendo eleita a cidade do mês (Maio) pela Campanha Cidades Resilientes, mantida pela Organização das Nações Unidas (ONU).