Agências bancárias da capital que insistem em desrespeitar a Lei das Filas voltaram a ser notificadas e multadas, nesta quarta-feira (30). Desta vez, foram fiscalizadas as agências da área central da cidade, visitadas de surpresa por equipes do Programa Municipal de Defesa do Consumidor (Procon Manaus) e Delegacia do Consumidor (Decom).
A agência do Bradesco, localizada na avenida Eduardo Ribeiro com rua Saldanha Marinho, foi multada em R$ 25 mil por descumprir a lei. Segundo o auxiliar de serviços gerais Itamar Marinho, o camelô Caio Lívio Oliveira e o taxista Ernesto Silva – clientes da agência bancária – o tempo médio de espera nas filas é de pelo menos uma hora. O banco também recebeu um auto de constatação para se adequar a lei.
Na agência do Banco Itaú da avenida Eduardo Ribeiro, estava tudo certo, no que diz respeito a Lei das Filas, mas, de acordo com os fiscais do Procon Manaus, a agência foi autuada porque o elevador para os cadeirantes não estava funcionando.
Segundo a aposentada Deusuita Martins Cavalcante, todos os meses ela enfrenta a dificuldade de entrar na agência. Ela conta que precisa recorrer à ajuda de outras pessoas para subir e descer da agência bancária.
De acordo com o ouvidor-geral do município, Alessandro Cohen, desde março, o Procon Manaus vem intensificando as fiscalizações, nas agências bancárias. Dos 110 bancos existentes na capital, 50 já foram fiscalizados. Destes, 27 já foram multados e 23 receberam autos de constatação.
Os bancos têm 10 dias para se adequar à lei.