
A administração do Aeroclube do Amazonas, atualmente sob a responsabilidade do Governo Federal, será transferida por meio de convênio para o Governo do Estado. A decisão é do secretário Nacional de Aviação, Dário Rais Lopes. Pelo convênio, o Estado deverá administrar Aeródromo, situado no bairro Flores, na zona Centro-Sul de Manaus, pelos próximos 35 anos.
O convênio entre as instituições não prevê repasse de recursos públicos federais.
O Governo do Estado, no entanto, considera que há necessidade de um planejamento para concretizar a transferência, e verá proceder a devida análise do local antes da ação.
Em Nota, o o Governo do Amazonas afirmou que determinou a criação de uma comissão que vai definir a gestão do Aeródromo, “de forma solidária”. O convênio estabelece o Aeroclube como interveniente do processo, cabendo à administração a continuidade normal das operações do local.
Nos últimos anos, o Aeroclube de Manaus têm sido alvo das reclamações dos moradores de Flores, que, preocupados com os riscos de acidentes, exigem a transferência de duas operações para outra área da capital.