Os adultos com déficit de memória (inclusive Alzheimer), atenção, concentração, linguagem, planejamento, lentidão no raciocínio e no processamento de informações, ganham acesso, a partir desta quinta-feira (26), a um Grupo de Convivência que vai ajudá-los a minimizar esses problemas. Os interessados podem se inscrever para o Grupo de Convivência “Estimuloteca”. As inscrições começaram nesta quinta-feira (26).
O serviço será oferecido pelo Governo do Amazonas, por intermédio da Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (Seas), a partir de março, no Centro de Convivência do Idoso (Ceci), que funciona na esquina das ruas Wilkens de Matos e Alexandre Amorim, s/nº, Aparecida, zona Sul.
O projeto será desenvolvido pelo Setor Psicossocial do Centro, a partir do dia 25 de março, e terá atendimento de duas horas, todas as quartas-feiras, nos períodos da manhã e à tarde.
No ato da inscrição, o interessado deve apresentar cópias da RG, CPF, comprovante de residência, comprovação clínica do déficit e uma foto 3×4.
A secretária da Seas, Regina Fernandes, informou que o público alvo são adultos a partir dos 30 anos de idade que têm algum grau de comprometimento cognitivo, intelectual ou comportamental. “O objetivo do projeto é promover a reconstrução de atividades da vida diária do adulto por meio da estruturação da rotina, inserindo novas atividades, ensinando o paciente a usar estratégias compensatórias ou ajudando-o a realizar antigas atividades de novas formas”, disse.
Equipe multidisciplinar – O “Estimuloteca” é composto por uma equipe multidisciplinar com profissionais do Serviço Social, Psicologia, Pedagogia, Fisioterapia, Educação Física, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional e Medicina. No projeto serão trabalhadas as atividades de planejamento semanal individual, laborativas e pedagógicas, jogos para estímulo cognitivo, Pilates, musicoterapia e exercícios lúdicos, como pinturas e artesanatos simples, atividades coreográficas, cinema e palestras dinâmicas.