Uma adolescente de 17 anos foi presa, na madrugada desta sexta-feira (6), no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, na avenida Santos Dumont, bairro Tarumã, zona Oeste de Manaus. Ela se preparava para embarcar para Belém-PA, com mais de 12 kg de cocaína, avaliada em cerca de R$ 150 mil.
A apreensão aconteceu após uma denúncia anônima aos policiais civis da Delegacia Especializada em Prevenção e Repressão a Entorpecentes (Depre).
De acordo com um dos investigadores da equipe Átila IV, os policiais receberam a informação de que uma mulher tentaria embarcar em um voo da empresa aérea Gol, que sairia às 3h, com destino à capital do paraense. A equipe de investigação se deslocou até o aeroporto e conseguiu identificar a jovem com as mesmas características informadas pelo denunciante.
A adolescente não esboçou qualquer reação. Ao verificarem a mala, os policiais encontraram a droga em na caixa de um liquidificador. A substância química estava dividida em 12 tabletes de 1 kg cada. A suspeita foi levada inicialmente para Depre e não quis informar a quem pertence ou a quem entregaria a droga, no destino final.
A polícia vai investigar, agora, se a jovem teria a ajuda de alguém que trabalha no aeroporto, para despachar a mala, já que ela não se preocupou em “esconder” a mercadoria ilícita e assim, não ser detectada pelo equipamento de raio-x, na hora da revista.
De acordo com o investigador, rotineiramente, as investigações da Depre sobre o tráfico interestadual têm flagrado adolescentes utilizados como “mulas”, para transportar a droga, devido à imputabilidade penal. A equipe de investigação, coordenada pelo delegado adjunto Samir Freire, também recebeu informações de que a adolescente já vinha fazendo esse tipo de transporte há alguns meses.
A suspeita foi autuada em flagrante e encaminhada à Delegacia Especializada em Apuração de Atos Infracionais (Deaai). Ela deverá cumprir medidas socioeducativas.