Implantado em Manaus pela Secretaria da Segurança Pública do Estado (SSP-AM), para o período da Copa do Mundo, o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), vai manter a operação conjunta de órgãos das esferas municipal, estadual e federal para o monitoramento e definição de estratégias de ação para grandes eventos, e em ocorrências emergenciais que exijam ação integrada desses órgãos.
De acordo com o secretário executivo adjunto de Segurança para Grandes Eventos, coronel PM Dan Câmara, está sendo elaborado um acordo de cooperação técnica que vai envolver aproximadamente 30 órgãos, das três esferas de governo, para que eles mantenham representantes na base do CICC e o funcionamento desse novo modelo de gestão de grandes eventos e situações de crise seja efetivado.
Segundo Dan Câmara, o trabalho integrado dos órgãos de segurança do Estado com outros órgãos como o Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans), o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) e Exército, por exemplo, vai além do planejamento de ações e monitoramento de grandes eventos. Permitirá que, em caso de ocorrências emergenciais, os atendimentos sejam feitos de forma mais rápida e eficiente. Dan Câmara cita como exemplo de emergências o acidente que envolveu um microônibus e um caminhão, em março deste ano, com muitas vítimas e que exigiu ação coordenada de vários órgãos de Governo.
“No caso de um acidente como o que ocorreu na avenida Djalma Batista, com esse trabalho integrado, nós vamos poder tomar as decisões de forma muito mais rápida, tratando diretamente com todos os órgãos envolvidos como Bombeiros, Polícia Militar, Manaustrans, Samu, reduzindo o tempo de ação e realizando um melhor atendimento às vítimas e diminuindo o impacto no andamento da cidade”.
O secretário informou, ainda, que um novo sistema de comunicação entre os órgãos está sendo testado, também para dar mais agilidade nos atendimentos. Atualmente a comunicação é feita por um sistema de rádio, em que só é possível falar com canal por vez. Com o novo sistema, será possível estabelecer uma comunicação direta com todos os envolvidos, facilitando assim a tomada de decisões.
Atualmente o Centro Integrado de Operações se Segurança (Ciops), que reúne Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Departamento Estadual de Trânsito (Detran), já está funcionando nas dependências do CICC. Também já atuam no CICC o Manaustrans e alguns órgãos da área da Saúde, como Samu e a Vigilância Sanitária.
Dan Câmara também destaca que, mesmo que esse não seja o objetivo principal do novo formato, o trabalho integrado vai gerar impacto também no serviço de segurança oferecido à população diariamente. “Diariamente nós trabalhamos em três áreas. A primeira é a prevenção, que passa pelo monitoramento, seja por câmeras ou in-loco. A segunda é a reativa, que tem a ver diretamente como nosso trabalho aqui, que é a pronta resposta a uma ocorrência e a terceira vem posteriormente, que é o momento investigativo”.
O CICC – O Centro Integrado de Comando e Controle foi inaugurado no dia 02 de junho e utilizado durante a Copa do Mundo de 2014 no monitoramento e segurança dos pontos mais movimentados da cidade como a Arena da Amazônia, FIFA Fan Fest, Aeroporto, Centro da cidade, entre outros.