Aberta a temporada da Série Guaraná no Teatro Amazonas

serie_guarana

Com homenagem ao compositor russo Pyotr Ilyich Tchaikovsky, a Série Guaraná abre a temporada 2015, nesta quinta-feira (22). O espetáculo escolhido foi ‘O Concerto para Violino em Ré’, considerada uma das composições mais importante do artista, além de ser uma das obras mais complexas para serem interpretadas. O solo será interpretado pela spalla da Amazonas Filarmônica, Margarita Chtereva, com regência do maestro Luiz Fernando Malheiro.

Tchaikovsky foi um artista romântico russo que compôs importantes obras como sinfonias, concertos, óperas e balés para música de câmara e obras de coro para liturgias da Igreja Ortodoxa Russa. Ele é o responsável por algumas das obras consideradas as mais populares do repertório erudito e foi o primeiro compositor russo a conquistar fama internacional, tendo sido maestro convidado, no final da sua carreira, pelos Estados Unidos e Europa.

O programa conta, ainda, com a ‘Sinfonia Número Seis’, obra em que Tchaikovsky sugere uma interpretação ‘apaixonada’, sombria e uma verdadeira montanha-russa de emoções. Essa obra foi a última obra publicada e regida pelo compositor, dias antes de sua morte.

“A Série Guaraná foi um dos maiores sucessos de público no Teatro Amazonas, durante todo o ano de 2014. Por meio desse projeto, o Governo do Amazonas atua na formação de uma nova plateia e divulga o trabalho de um dos principais corpos artísticos da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), a Orquestra Amazonas Filarmônica”, afirmou o secretário de Estado de Cultura, Robério Braga.

“Em 2015, esse projeto continuará presente na agenda de eventos culturais do Estado, com muitas novidades e apresentações inéditas”, complementou.

Haydn e Beethoven pela OCA

As obras dos compositores Franz Joseph Haydn e Ludwig van Beethoven são destaques da primeira apresentação da Orquestra de Câmara do Amazonas, neste ano. O concerto, marcado para amanhã, às 20h, no Teatro Amazonas, terá entrada franca para todos os setores.

O programa inclui dois quartetos de cordas em fá maior, nos quais será possível notar as distintas características nas estéticas de cada autor. A regência do concerto será feito pelo diretor musical da Secretaria de Estado de Cultura (SEC) e maestro da Orquestra Amazonas Filarmônica, Marcelo de Jesus.

Os artistas são considerados dois dos maiores mestres da música mundial e responsáveis por grandes revoluções na estética musical. Haydn foi um dos mais importantes compositores do período clássico e personifica o chamado ‘classicismo vienense’, ao lado de Wolfgang Amadeus Mozart e Beethoven. O grupo ganhou o apelido de ‘Trindade Vienense’.

Já Beethoven é considerado um dos artistas mais importantes para a formação da característica da música ocidental e, até hoje, permanece como um dos compositores mais influentes e respeitados de todos os tempos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *