Este ano, 10 navios da Marinha do Brasil e dos comandos navais da Colômbia e do Peru vão fazer parte do Desfile Naval, neste sábado (5), a partir das 10h, na praia da Ponta Negra, zona Oeste da capital.
A solenidade cívica faz parte das comemorações do feriado que marca a elevação do Amazonas à categoria de província.
Nesta sexta-feira, dia 4, o prefeito Arthur Virgílio Neto recebeu a visita protocolar do comandante do 9º Distrito Naval, vice-almirante Wagner Lopes de Moraes Zamith, acompanhado pelo general-brigadeiro Oscar Eduardo Hernandez Duran, comandante da Força Naval do Sul da Colômbia, e do vice-almirante Javier Alfonso Gaviola Tejada, comandante geral de Operações da Amazônia no Peru. No encontro, foram abordadas as atividades conjuntas da Operação Bracope (Brasil, Colômbia e Peru), desenvolvida para a segurança nas fronteiras dos três países.
Arthur Neto reforçou a participação nas festividades da Semana da Pátria e destacou que esse é um gesto muito bonito e correto por se tratar de três países que têm a Amazônia e todas as razões para fraternidade e para amizade.
De acordo com o comandante do 9º Distrito Naval, vice-almirante Wagner Lopes, este ano, a principal novidade é a participação do nosso navio hidroceanográfico fluvial Rio Branco, que tem auxiliado na atualização e ampliação da sinalização náutica dos rios da Amazônia.
Além do navio hidroceanográfico fluvial Rio Branco, o Desfile Naval vai ter a participação de seis navios brasileiros de patrulha fluvial e assistência hospitalar, além de dois navios peruanos e um colombiano.
A programação cívica da Semana da Pátria continua com o Desfile Escolar, reunindo estudantes de 40 escolas da rede pública de ensino no Centro de Convenções Sambódromo.
Na segunda-feira (7), data da independência do Brasil, a partir das 8h15 vai ser realizado o Desfile Militar, no Complexo Turístico Ponta Negra, na avenida Coronel Teixeira (trecho entre o Tropical Hotel e a avenida do Turismo). As comemorações se encerram às 17h, também na Ponta Negra, com a cerimônia de Abafamento do Fogo Simbólico.
O Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans) vai ter postos com a presença de agentes para monitorar o trânsito e o acesso de veículos, pedestres e moradores às áreas interditadas no entorno dos desfiles.
Já a Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), vai montar um esquema operacional que vai contar com 20 fiscais para monitorar as linhas de ônibus em ambos os eventos e fazer reforço das frotas caso necessário.