Representantes de oito faculdades de Direito de Manaus e profissionais do escritório Jucá Advogados participam, até este sábado (5), da II Seletiva de Arbitragem da Região Norte. A competição, realizada pela Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Amazonas (OAB/AM), começou na quinta-feira (03) e tem por objetivo divulgar a Lei Brasileira de Arbitragem, utilizando o estudo de um procedimento fictício.
De acordo com o presidente da Comissão de Arbitragem da OAB/AM, Daniel Nogueira, essa modalidade é um mecanismo de solução de conflitos, em que as partes escolhem uma pessoa para atuar como juiz, principalmente em relação a conflitos empresariais de grande porte. A atividade é organizada pela Comissão, em parceria com a Câmara de Arbitragem Empresarial (CAMARB) e Comissão Especial de Mediação, Conciliação e Arbitragem do Conselho Federal da OAB.
Na abertura, os competidores assistiram às palestras “Arbitragem e estratégias de argumentação”, com o árbitro e advogado do escritório paulista Manuel Luis Advogados e Associados, Daniel Tavela Luis; e “A Advocacia na Arbitragem”, com o sócio do escritório Tess Advogados, Antonio Carlos Monteiro.
Daniel Nogueira ressalta que este é o segundo ano que a Seccional do Amazonas realiza a seletiva da Região Norte. Os vencedores ganham o direito de participar da competição nacional. No ano passado, os estudantes vencedores foram da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).