Mercado Municipal Adolpho Lisboa inaugura novo sistema de coleta de resíduos, nesta segunda-feira (1º/06)

img_mercado02b
A partir desta segunda-feira (1°/06), o Mercado Municipal Adolpho Lisboa, no Centro, passa a contar com um novo sistema de coleta seletiva de resíduos sólidos.

A ideia é melhorar o aspecto visual no interior do espaço para turistas e frequentadores, bem como ensinar aos permissionários a forma correta de separação dos resíduos, dando a estes a destinação adequada.

De acordo com o subsecretário municipal do Centro Histórico, Glauco Francesco, várias melhorias estão sendo trabalhadas no Mercado Municipal Adolpho Lisboa. Francesco citou como exemplo, o novo sistema de gestão integrada, que vai funcionar em parceria com a Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo, Abastecimento, Feiras e Mercados (Semtef), que vai cuidar da fiscalização e da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), que vai cuidar da parte turística, devido à importância do mercado para a história da cidade.

Inicialmente, o sistema vai funcionar em fase de testes por 15 dias. Passado o período de adaptação, as lixeiras externas vão ser retiradas e começa o trabalho de ampliação do estacionamento do mercado, em até oito vagas.

O sistema de coleta vai ter dois horários: às 10h e às 16h de segunda a sábado e às 10h aos domingos. Nesses horários, o carro coletor vai ficar parado durante 20 minutos na rua Tabelião Lessa, que passa ao lado do mercado e os permissionários vão até o caminhão, depositar o lixo que já deve ser entregue devidamente separado: resíduos orgânicos em um recipiente e não recicláveis em outro recipiente.

Um fiscal da Secretaria Municipal da Limpeza Urbana (Semulsp) vai passar em todos os pavilhões, avisando da chegada do carro coletor. Todo o material reciclável vai ser entregue pela comissão gestora do mercado, para o ponto de coleta seletiva que funciona na Rua Miranda Leão.

Atualmente, todo resíduo produzido pelos permissionários é depositado nas lixeiras existentes nos corredores dos pavilhões. A partir do início do novo sistema, esses recipientes vão ser destinados exclusivamente aos resíduos gerados pelos frequentadores do mercado.

Os permissionários já receberam orientações, por meio da equipe de educadores ambientais da Semulsp sobre a forma correta de acondicionar o lixo e também sobre os horários de coleta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *