A partir de 1º de outubro, começa no Amazonas, a campanha Outubro Rosa. A campanha será lançada, no Centro de Convenções Vasco Vasques, na Av. Pedro Teixeira, Dom Pedro, às 17h30, pela Liga Amazonense Contra o Câncer (Lacc) e Rede Feminina de Combate ao Câncer.
Na ocasião, a Arena da Amazônia poderá ganhar a iluminação rosa, símbolo da luta contra o câncer, conforme informou o pneumologista Edson Andrade, diretor-presidente da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), que apoia a ação.
De acordo com Andrade, também irão receber a iluminação os prédios da FCecon, Câmara Municipal de Manaus, Assembleia Legislativa, Teatro Amazonas, Praça da Polícia, Ponte do Rio Negro, entre outros.
O evento terá shows de artistas locais e será aberto ao público. O movimento Outubro Rosa conta, no Amazonas, com o apoio da entidade nacional que está à frente na campanha em todo o País, Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama), representada, no Estado, pelo Centro Integrado Amigas da Mama (Ciam).
O Grupo de Apoio às Mulheres Mastectomizadas da Amazônia (Gamma), o Grupo de Apoio à Criança com Câncer (Gacc), Lar das Marias e Lar do José, todas entidades sem fins lucrativos, também apoiam o movimento.
O Outubro Rosa, este ano, terá uma série de atividades, desenvolvidas ao longo do mês de outubro, pela equipe do Departamento de Prevenção e Controle do Câncer (Dpcc-FCecon) – como palestras e eventos educativos.
As atividades também se estendem para outros municípios amazonenses. Até agora, pelo menos seis deles já confirmaram participação. São eles: Borba, Japurá, Manacapuru, Nhamundá, Rio Preto da Eva e São Gabriel da Cachoeira. A expectativa é que, até o final deste mês, os demais confirmem programação, fortalecendo a campanha no Amazonas.