– (ex-senador Leopoldo Péres, à esquerda, de paletó claro, com o deputado Belarmino Lins e o escritor Jorge Tudic, também já falecido – foto: Divulgação Ale-AM) – ) Faleceu por volta de 21h15 dessa segunda-feira (5/3), o ex-senador, ex-deputado federal, ex-superintendente da Zona Franca de Manaus (Suframa) e ex-controlador-geral do Estado (CGE) Leopoldo Péres Sobrinho. Ele tinha 88 anos de idade.
Leopoldo Péres estava internado no hospital Prontocord, em Manaus, com um quadro de pneumonia e o estado de saúde dele se agravou desde durante a noite.
Péres era de tradicional família de políticos, como o irmão, o senador Jefferson Péres, também já falecido. O político foi eleito, pela primeira vez, nos anos de 1950, como deputado federal pelo PSD do Amazonas, exercendo o mandato na Câmara Federal até 1975. De 1987 a 1991, foi senador da República.
Ainda como senador, Péres foi nomeado superintendente da Zona Franca de Manaus (Suframa). Fico no comando da autarquia até março de 1991.
Como congressista, participou da Assembleia Nacional Constituinte de 1988, onde foi membro titular da Subcomissão do Poder Judiciário e do Ministério Público, da Comissão da Organização dos Poderes e Sistema de Governo e suplente da Subcomissão de Princípios Gerais, Intervenção do Estado, Regime da Propriedade do Subsolo e da Atividade Econômica, da Comissão da Ordem Econômica.
Exerceu vários cargos no governo do Estado e, em 2003, foi chefe da Controladoria-Geral do Estado, onde permaneceu até o início de 2017.
TJAM divulgou Nota de Pesar
O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) expressa profundo pesar pelo falecimento, ocorrido na noite de segunda-feira (5), do tabelião aposentado e ex-senador da República Leopoldo Péres Sobrinho, irmão do ex-presidente desta Corte Estadual de Justiça, desembargador Arnaldo Campello Carpinteiro Péres.
O dr. Leopoldo deixa um legado inestimável, tendo representado o Amazonas também como deputado federal e ocupado, na administração pública, diversos cargos de destaque, dentre eles o de presidente da comissão de desenvolvimento cultural da Superintendência do Plano de Valorização Econômica da Amazônia (SPVEA), de secretário de Energia e Saneamento Básico, de superintendente da Zona Franca de Manaus e, mais recentemente, o de Controlador-Geral do Estado.
O velório acontecerá no Salão Nobre do Centro Cultural Palácio Rio Negro – antiga sede do Governo do Estado –, na avenida 7 de Setembro, nº 1.546, Centro, a partir das 8h desta quarta-feira (7) – uma vez que a família aguarda a chegada de parentes próximos que estão fora de Manaus. Aos amigos e familiares, o Tribunal apresenta suas condolências, na certeza de que encontrarão na fé o conforto necessário para este momento.