Em menos de 10 dias, Susam recebe duas autorizações de doação de órgãos para transplantes, em Manaus

Nova autorização de doação de órgãos e tecidos irá beneficiar, de imediato, mais dois pacientes que aguardam por um transplante de rim. A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado da Saúde (Susam). A autorização foi dada na noite da última quarta-feira (6), pela família de um paciente de 31 anos, atendido no Hospital e Pronto Socorro Dr. João Lúcio, vítima de acidente de trânsito, e que teve morte cerebral confirmada. Nesta quinta-feira (7), as equipes da Central de Transplante trabalhavam na identificação dos pacientes que receberão os rins doados. As córneas do paciente também seguiram para o Banco de Olhos do Amazonas, onde passarão por análise clínica e testes para posterior liberação para o transplante.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Wilson Alecrim, em menos de 10 dias esta foi a segunda autorização para doação de órgãos recebida pela Susam. No último dia 29 de outubro, a família de um jovem de 23 anos, que também foi vítima de acidente de trânsito e evoluiu para morte encefálica, fez a doação dos rins e córneas do paciente. Os rins foram transplantados em dois jovens, de 19 e 25 anos.

A coordenadora da Central de Transplantes do Amazonas, médica Leny Passos, frisa que os transplantes de rins são a única esperança para pacientes portadores de doença renal crônica, que dependem do tratamento de hemodiálise para sobreviver. Esse é um tratamento que precisa ser feito em sessões, três vezes por semana, e que limita a vida dos pacientes, impedindo-os de fazer atividades simples como trabalhar ou estudar. “A partir do transplante, eles iniciam uma nova vida”, destaca.

Os pacientes beneficiados com o transplante de córneas são pessoas portadoras de cegueira parcial ou total, que têm no transplante a chance de voltar a enxergar. Em setembro deste ano, o Banco de Olhos, da Central de Transplantes do Amazonas, comemorou a marca de 1.000 transplantes realizados.

No Amazonas, a realização de transplantes de rins entre doadores vivos começou em 2002 e, até o último mês de outubro, somava 232 procedimentos. Os transplantes a partir de doador falecido tiveram início em julho de 2011 e 72 procedimentos desse tipo já haviam sido realizados, até outubro deste ano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *