Vacinação contra influenza iniciará uma pré-campanha

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), vai iniciar, na próxima segunda-feira (27), as ações de pré-campanha de vacinação contra a influenza nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

O público-alvo da campanha são pessoas idosas com 60 anos ou mais de idade; trabalhadores de saúde; os povos indígenas (aldeados); crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos de idade (quatro anos, 11 meses e 29 dias); as gestantes; as puérperas (até 45 dias após o parto); os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; a população privada de liberdade; e os funcionários do sistema prisional.

A meta é vacinar, no mínimo, 315.348 pessoas, o que representa 80% do público-alvo estimado para a população de Manaus. “Este ano, a Semsa vai utilizar como estratégia as ações de pré-campanha nas UBSs, seguidas de uma grande mobilização no município com 929 postos de vacina, no dia 9 de maio, encerrando com as ações de pós-campanha, que seguirão até o dia 22 de maio, também nas UBSs”, disse o secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão Neto.

As ações seguirão até o dia 8 de maio nas UBSs. O dia “D” de mobilização nacional será em um sábado, dia 9 de maio, com a mobilização de 4,5 mil profissionais de saúde. A pós-campanha será realizada de 10 a 22 de maio, quando a vacina estará disponível em todas as unidades de saúde com sala para grupos prioritários.

Durante a campanha, os portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais deverão apresentar documentos como laudo médico, receita, carteirinhas dos programas de saúde, prescrição médica ou outro documento que comprove a sua condição clínica para receber vacina.

A vacina contra influenza é a trivalente, não contém vírus vivos e não causa a doença, sendo contraindicada para pessoas com alergia grave ao ovo de galinha e para aqueles que já apresentaram reação anafilática a doses anteriores.

Para atingir a meta mínima de vacinação de 315.348 pessoas, serão disponibilizadas em torno de 400 mil doses de vacina, garantindo que todas as pessoas inseridas como público-alvo tenham acesso à imunização.

A Semsa vai montar ainda um serviço de agendamento da vacinação de grupos prioritários impossibilitados de locomoção pelo telefone 0800-280-8280, até 8 de maio, para aplicação da vacina durante o período de pós-campanha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *