Usuários de baixa renda da Manaus Ambiental podem ter até 50% de desconto na tarifa de água

Usuários de baixa renda dos serviços da Manaus Ambiental podem ter 50% de desconto nas tarifas de água, em Manaus. De acordo com a empresa, que desde junho está sob a nova gestão da Aegea – Holding de saneamento que atua em todo o Brasil -, quem desejar solicitar o benefício, precisa apenas comparecer em qualquer ponto de atendimento ao cliente, nos PAC’s e lojas físicas da concessionária.

A adesão ao programa é simples e pode ser feita em um dos atendimentos presenciais da empresa, com a apresentação do cartão Bolsa Família, documentos pessoais e do imóvel. Além disso, é possível fazer o cadastro com equipes do projeto itinerante “Vem Com a Gente” nos bairros.

Ao se cadastrar, o cliente obtém 50% de desconto no pagamento da tarifa, pois o benefício recai sobre a primeira faixa de consumo, que automaticamente é estendida de 0 a 10 metros cúbicos para 0 a 15 metros cúbicos por mês. Isso representa 15 caixas de mil litros de água. Os dados estão à disposição de todos os usuários na própria fatura mensal, em cumprimento à Lei nº 2.001, de 26 de junho de 2015, Art. 1º.

Para se cadastrar, o cliente deve atender todos os critérios estipulados no Decreto Municipal, conforme estabelecido no protocolo de intenções do Programa Águas para Manaus (Proama). As regiões com a maior quantidade de clientes cadastrados estão localizadas em bairros das zonas Norte e Leste.

Para quem não tem ligação de água e quer aderir ao programa, é garantida a isenção do valor do serviço da primeira ligação domiciliar, sendo permitida, apenas uma ligação por usuário. Contudo, o consumidor pode ficar sem o benefício se perder o Bolsa Família ou ficar inadimplente após três faturas vencidas, ou cuja ligação apresentar violação, adulteração ou fraude.

Neste caso, o retorno à tarifa social só poderá ser feito a partir de sua regularização junto à concessionária. “Ao realizar a orientação de consumo aos clientes, a Manaus Ambiental trabalha para reduzir o desperdício, promover o uso adequado às necessidades da família, evitar contas elevadas e aumentar a capacidade de pagamento das contas”, destaca a supervisora de Gestão de Parcerias da Manaus Ambiental, Geaneide Vilhena.


Clientes que podem se beneficiar
 – São beneficiários os usuários da classe residencial cujo titular da ligação de água, proprietário, possuidor legítimo ou inquilino, esteja inscrito no Programa Bolsa Família do Governo Federal. O cliente deve, ainda, possuir ligação de água hidrometrada, sem violação, adulteração ou fraude.


Como é feito o cálculo –
 O benefício da Tarifa Social recai sobre a primeira faixa de consumo, que será estendida de 0 (zero) a 10 (dez) metros cúbicos/mês para 0 (zero) a 15 (quinze) metros cúbicos/mês, com desconto de 50% (cinquenta por cento).


Documentos necessários –
 Para se cadastrar e receber o benefício da Tarifa Social é preciso apresentar o Número de Inscrição no Programa Bolsa Família (NIS), documentos que comprovem a titularidade da ligação de água, RG, CPF e comprovante de residência.


Vem Com A Gente –
 O projeto “Vem com a gente” visa fortalecer a relação com o cliente, promovendo maior agilidade e facilidade no acesso aos serviços, através do atendimento itinerante, realizado nos bairros, que disponibiliza atualização de dados, orientações para o consumo e oportunidades de negociação, além de cadastro na Tarifa Social – benefício que concede 50% de desconto na conta de água e esgoto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *