UNICEF promove capacitações para os municípios da Amazônia

Na próxima quarta-feira (02), tem início o III Ciclo de Capacitações do Selo UNICEF em estados da Amazônia. Nesta semana, Amazonas, Acre e Rondônia terão seus articuladores municipais e presidentes de conselhos municipais formados para a reta final do projeto.

Em Manaus a capacitação será realizada no Auditório Lidia Parisotto – Av. Álvaro Braga, 351 – Parque 10 de Novembro, Manaus  – Fundação Amazonas Sustentável, próximo ao Parque do Mindu. No Amazonas, a estratégia do UNICEF é garantir a presença dos 44 municípios que fazem parte do Selo que conseguiram desenvolver atividades de impacto social para melhoria dos indicadores do município.

Capacitação – A capacitação tem como objetivo apoiar as equipes municipais a atingir as metas definidas pelos gestores e a sanar os problemas que podem estar entravando o processo de construção do Selo no local. Para isso, nos dois dias de evento, os participantes terão a oportunidade de fazer uma avaliação do processo do Selo UNICEF nos municípios, destacando quais dificuldades eles enfrentam e como elas podem ser diminuídas.

Também serão ministrados conteúdos relativos ao Sistema de Orientação, Monitoramento e Avaliação (SOMA) e ao Eixo de Políticas Públicas, com enfoque para o Guia de Políticas Públicas, publicação que busca oferecer aos municípios ações concretas na formulação e implementação de políticas públicas dentro dos municípios.

No segundo dia, os participantes vão ter mais informações sobre como analisar indicadores e desenvolver ações voltadas a atingir objetivos que envolvem maior acesso à saúde, educação e assistência social de qualidade.

São 44 municípios amazonenses que participam do projeto Selo UNICEF, de um total de 461 em todos os nove estados da Amazônia Legal. O momento atual é de realização do Plano de Ação Municipal elaborado com foco nas demandas apontadas por mais de 55 mil pessoas que participaram nos Fóruns Comunitários Municipais realizados em 2014,além da análise de 13 indicadores que fazem parte do processo de avaliação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *