Ufam promove oficina de escrita para a comunidade acadêmica e o público em geral

A Universidade Federal do Amazonas (UFAM), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp), oferece, a partir desta segunda-feira (20) duas oficinas de escrita científica para a comunidade de estudantes da Instituição e o público em geral.

A primeira, “Oficina de Escrita Científica como narrativa de viagem”, do dia 20 a 23, das 14h às 18h, na Sala 6, do Bloco Mário Ypiranga Monteiro, do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), voltada para professores e estudantes de Pós-graduação.

escrita_cientifica_-_reproducao

A segunda, “ENTRE(LAÇOS) AMAZÔNICOS: Rodas de conversa sobre a Amorosidade na Escrita Científica”, é aberta ao público em geral e ocorre de 28 a 30, das 8h às 12h, no Hall do ICHL.

As oficinas serão ministradas pela professora da Universidade de Caxias do Sul, Maria Luíza Cardinale Baptista.

De acordo com a professora, é preciso revolucionar a escola no sentido de que ela seja um campo de produção dos sujeitos segundo e conforme o seu desejo. “As aulas não podem ser paradas, a própria origem da aula tem que ser diferente. Fui me desafiando a inventar uma aula que mobilizasse os afetos dos alunos, que os mobilize alegremente para aprender e deixe claro que a potência do conhecimento está no coração de cada um”, afirmou a professora que traz esse conceito para as oficinas.

Maria Luiza afirma ainda que a proposta não é uma visão romântica, mas uma visão linda e fundamentada em teorias complexas, e de ponta, de vanguarda, passando por autores de várias áreas do conhecimento, como Educação, Paulo Freire, a visão de Complexidade, do Edgar Morin e a Biologia Amorosa ou do conhecimento do Humberto Maturana e as estruturas dissipativas de Ilya Prigogine.

“Tenho o compromisso de desenvolver um trabalho para as pessoas que as faça mais feliz e ajude a resolver os seus problemas de comunicação. Como docente, fui percebendo e sentindo as dificuldades dos estudantes, o mundo mudou e a escola tem que ser totalmente diferente”, finalizou.

Oficinas

“Oficina de Escrita Científica como narrativa de viagem”, do dia 20 a 23, das 14h às 18h, na Sala 6, do Bloco Mário Ypiranga Monteiro, do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL).

“ENTRE(LAÇOS) AMAZÔNICOS: Rodas de conversa sobre a Amorosidade na Escrita Científica”, do dia 28 ao dia 30, das 8h às 12h, no Hal do ICHL.

Informações pelo telefone: 3305-1496.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *