Adolescentes do bairro Santa Luzia recebem atendimento para prevenção de doenças

O atendimento de meninas adolescentes está sendo reforçado na Unidade Básica de Saúde (UBS) Santa Luzia, no bairro Santa Luzia, zona Sul, visando a prevenção de doenças e promoção da saúde. O trabalho é realizado em parceria com a Escola Estadual Professora Diana Pinheiro e tem o objetivo de garantir a participação das adolescentes nas ações de saúde, fortalecendo o vínculo desse público com a UBS.

A Prefeitura de Manaus oferece uma série serviços para proporcionar aos adolescentes um atendimento qualificado e integral, incluindo ações de saúde que abordem os fatores de risco para doenças crônicas, violência, saúde sexual e saúde reprodutiva, uso abusivo de álcool e outras drogas.

“A parceria com as escolas é uma das estratégias para o desenvolvimento das ações de saúde do adolescente na rede municipal. É um trabalho fundamental para a prevenção de doenças e uma boa qualidade de vida, principalmente considerando que os comportamentos adotados nessa faixa-etária terão repercussões para vida inteira da pessoa”, alerta o secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão.

A diretora da UBS Santa Luzia, Rita de Lima Barroso, explica que as adolescentes que estão sendo atendidas foram selecionadas pela própria escola, que elaborou um projeto para oferecer às alunas a experiência de participar de um baile de debutantes.

“É um evento que representa uma fase de mudança na vida das adolescentes e a UBS decidiu contribuir organizando ações de saúde que irão ajudar as adolescentes a se prevenir contra doenças, a conhecer o próprio corpo e a ter as informações necessárias para tomar decisões mais conscientes sobre questões como a gravidez”, informa Rita Barroso.

O grupo de alunas, selecionado pela própria escola, vai participar durante todo o ano de ações de Educação em Saúde com a abordagem de temas como gravidez na adolescência e a prevenção às doenças sexualmente transmissíveis. A UBS também está realizando a atualização do cartão de vacina, organizando a troca do cartão da criança para a caderneta da adolescente, no caso daquelas que ainda não realizaram a troca. Além disso, foram agendadas consultas com o médico pediatra, a realização de exames de rotina e atendimento com a equipe de enfermagem e de serviço social.

“A festa de debutantes vai acontecer dia 27 de maio e está sendo preparada a partir da contribuição voluntária da comunidade, inclusive com aulas de dança para que todas as alunas tenham a coreografia para a valsa. A ideia é oferecer a oportunidade para que as alunas possam ter essa experiência importante na fase da vida”, explica a professora aposentada Sildna da Costa e Silva, que atua como Amiga da Escola e é uma da responsável pela ação.

Uma das participantes do projeto é Taiane Viana de Souza, presidente do grêmio estudantil da Escola Diana Pinheiro. Ela completou 15 anos em 2016 e diz que a data foi comemorada com um almoço em família. “Acho que toda garota sonha em ter uma festa de 15 anos e estamos ansiosas por essa oportunidade. A parceria com a UBS também é importante porque não sabemos muita coisa sobre a saúde e ter mais orientações de pessoas experientes pode evitar muitos problemas no nosso futuro”, afirma Taiane Souza.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *