Trabalhadores do Sistema de transporte coletivo paralisam as atividades nesta terça

Neste momento todas as Empresas de transporte coletivo encontram-se com suas atividades de transporte 100% paralisadas. Nenhum dos 1,4 mil ônibus da capital está em circulação.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários de Manaus (STRM), Givanci Oliveira, confirmou a greve do Transporte Público, para esta terça-feira (17). Com a paralisação, mais de 500 mil usuários em toda a cidade estão sendo afetados.

A categoria reivindica o pagamento dos Dissídios Coletivos de 2016, que tem data base até o dia 1º de maio e está sob análise do Tribunal Superior do Trabalho (TSE).

Segundo o sindicalista, não houve nenhuma sinalização por parte do sindicato patronal para evitar a paralisação, por isso, os trabalhadores devem cruzar os braços, sem prazo para retomar o serviço de transporte público da cidade.

Segundo o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (SINETRAM) afirma que os usuários são prejudicados em todas as linhas atendidas pelo sistema de transporte coletivo. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores orientou a população para buscar outros meios de transporte durante a greve.

O vice presidente do sindicato dos trabalhadores, Josildo Oliveira, lembrou que o indicativo de greve foi aprovado na semana passada, após realização de Assembléia Geral.

Por meio de nota, a Prefeitura de Manaus diz lamentar que o Sindicato dos Rodoviários não tenha cumprido a decisão judicial que determinava a não paralisação de um serviço essencial à população, como o transporte coletivo.

A Prefeitura liberou a circulação de ônibus executivos, alternativos e mototaxis até o Centro da cidade.

GREVE GERAL

A paralisação ocorre mesmo com decisão judicial proibindo a paralisação e aplicando multa diária de R$ 100 mil caso fosse descumprida. A motivação da greve é um atraso de 8 meses de reajuste de 10% desde Maio do ano passado e a falta de pagamento da data-base e outras melhorias para a categoria.

Está sendo marcada uma reunião para as 9 horas com representantes a Prefeitura de Manaus.
A greve é por tempo indeterminado.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *