Testes rápidos para diagnóstico das Hepatites B e C podem ser feitos gratuitamente na Fundação Alfredo da Matta

A oferta de testes rápidos para diagnóstico das Hepatites B e C está sendo intensificada, durante toda esta semana, na Fundação Alfredo da Matta (Fuam), do Governo do Estado. “O atendimento dos interessados em fazer o exame é feito por ordem de chegada, com distribuição de senhas em dois horários: pela manhã, a partir das 7h e, para o atendimento da tarde, com início ao meio-dia”, explica o diretor-técnico da instituição, Luiz Cláudio Dias.

A semana de mobilização integra as atividades de Campanha Estadual de Prevenção às Hepatites Virais, promovida pela Secretaria de Estado da Saúde (Susam), através da Coordenação Estadual de DST/Aids e Hepatites Virais (vinculada à Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado – FMT-HVD. A ação é alusiva ao Dia Mundial de Combate às Hepatites, celebrado no dia 28 de julho. “O objetivo é conscientizar a população sobre a importância da prevenção, tratamento e diagnóstico precoce da doença”, frisou Luiz Cláudio.

Com a programação desta semana, a Fuam aumenta a oferta de testes realizados diariamente para o diagnóstico das hepatites. “Estamos elevando o número de atendimentos para 40, no período da manhã, e 20 atendimentos pela tarde”, afirma Glaudomira Rodrigues, responsável pela Gerência de Doenças Sexualmente Transmissíveis (GDST), da Fuam.

Testagem e Aconselhamento – A Fuam faz parte da rede nacional de serviços de saúde que realizam ações de diagnóstico e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. Como Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), a instituição realiza testes para hepatites, sífilis e HIV/Aids além de sessões de aconselhamento e ações de prevenção, sensibilização e educação sobre as doenças.

Em 2013 foram realizados 4.762 atendimentos pela GDST/Fuam, dentre exames e sessões de aconselhamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *