Sexta-feira 13 de muita chuva e transtornos, em Manaus

858b5e04-6f1d-4e54-86d1-4ef6c3aee1bf

– Rua Magalhães Barata – zona Sul – Uma sexta-feira 13 de muita chuva e muitos transtornos para a população de Manaus. Após mais de três horas dezenas de ocorrências foram registradas e atendidas pelo Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBM-AM).

No São Lázaro, zona Sul da cidade, a Rua Magalhães Barata ficou completamente submersa. Na creche da Polícia Militar (PMAM), no bairro de Petrópolis, zona Centro-Sul, uma parte do muro cedeu. Não houve vítimas. Apenas danos materiais. Uma equipe da Amazonas Energia foi chamada para fazer a avaliação de um poste que ameaçava cair.

Também no Japiim, na Rua São Sebastião, Beco São Sebastião, mesma zona da cidade, um micro ônibus foi atingido pelo desabamento de um muro. Não houve vítimas. Parte do bairro também ficou alagada. Várias pessoas, principalmente jovens, ignoraram os riscos e aproveitaram para tomar banho no igarapé do 40, que transbordou.

Os bombeiros alertam que, nesse caso, as pessoas “atentam contra as próprias vidas.” Alertam, ainda, que, em dias de chuva, ninguém deve se banhar nos igarapés ou áreas de inundação, por causa dos riscos de afogamento e doenças decorrentes de águas poluídas.

C2EWL_kW8AAsTXw

Na Avenida Manaus 2000, o Igarapé do 40 transbordou. A obstrução da área criou problemas para os moradores da área e motoristas que precisam passar pelo local. Por conta do alagamento, o trânsito foi interrompido. Durante a chuva, moradores tiveram de resgatar carro que era levado pelas águas. À tarde, eles fizeram uma manifestação, com uma barricada na área que vai pro Armando Mendes, no Distrito Industrial, para cobrar providências às autoridades.

Por trás do prédio da Secretaria estadual da Educação (Seduc), a mesma área onde uma casa foi levada pelas águas, na última grande chuva, muita gente precisou de ajuda pra sair das casas, que ficaram dentro d’água.

O Corpo de Bombeiros orienta que, nas áreas consideradas de risco, ao notarem o menor sinal de perigo, as pessoas devem sair de suas casas.

Balanço

Equipes da Defesa Civil de Manaus estão nas ruas, atendendo as ocorrências registradas por conta da chuva. Até às 16h, foram 13 chamados na Central de Emergência 199, com destaque para três deslizamentos de barranco na zona Leste. Não houve registro de vítima lesionada.

O maior número de registros foi de alagamentos, principalmente na zona Sul da capital, com quatro ocorrências nos bairros de Petrópolis e no Japiim.

A chuva também causou alagamento em escolas, comércios e casas. O igarapé do 40 mais uma vez transbordou. Os pluviômetros da Defesa Civil registraram o volume de chuva de 93,2 milímetros na zona Sul; de 43,6 milímetros na zona Norte, e de 47,8 milímetros na zona Centro-Oeste.

*

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *