Sesc Amazônia das Artes apresenta “Música de Beiradão” em Manaus

Amanhã, às 19h, no Largo de São Sebastião, o projeto Amazônia das Artes promove o espetáculo musical “Música de Beiradão”. O acesso é gratuito.

Criada em 2013, a Orquestra de Beiradão do Amazonas tem o propósito de valorizar, com liberdade artística e linguagem contemporânea, o “Beiradão”, ritmo marcante que desenvolveu-se nas beiras dos rios. A Orquestra apresenta arranjos provenientes de países da América Andina como Cúmbia e Merengue, que influenciaram de forma significativa o cenário musical do estado do Amazonas entre as décadas de 70 e 80.

Dentre os artistas mais proeminentes desta música, encontra-se Teixeira de Manaus, que com seu saxofone embalava as festas no interior do estado. O espetáculo “Música de Beiradão” conta com arranjos orquestrais, releituras modernas, ampliação de naipes de sopro, que direcionam para uma linguagem contemporânea de expressão artística.

Sesc Amazônia das Artes

Completando 10 anos de projeto, o Sesc Amazônia das Artes se consolida como uma das mais importantes iniciativas de circulação de manifestações artísticas fora dos grandes centros urbanos. A proposta do Serviço Social do Comércio, Sesc, é envolver artistas dos nove estados da Amazônia Legal, mais um estado convidado, o Piauí, para uma troca de experiências e troca de informações sobre as manifestações artísticas de grande parte do Brasil.

O Sesc Amazônia das Artes é uma importante rede de intercâmbio das artes e da cultura, que pretende ultrapassar a indispensável ação de divulgar os trabalhos, mas se desafia também a criar laços, fortalecer a criação artística, encontrar respostas criativas e alternativas para as dificuldades encontradas, como o custo amazônico (encarecimento de produção devido às grandes distâncias) e a escassez de políticas públicas para a cultura.

Mais informações podem ser obtidas no site sesc-am.com.br ou pelo telefone 92 3649-3750.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *