Semana do Índio: “Marcha da Resistência Indígena no Amazonas” deve reunir 2 mil lideranças indígenas do Estado

Estado com um dos maiores números de tribos indígenas, algumas inclusive ainda sem contado com o homem ‘civilizado’, o Amazonas cumpre, desde o último dia 15, uma extensa programação pelo Dia do Índio, comemorado nesta quarta-feira (19). Um dos eventos mais significativos, a “Marcha da Resistência Indígena no Amazonas”, que acontece nesta manhã, deve reunir 2 mil lideranças indígenas de 30 municípios do Estado.

Por meio da Fundação Estadual do Índio (FEI), o Governo do Estado promove, até 5 de maio, o “Programa Abril Cultural Indígena”, que apoia a realização de manifestações artísticas, culturais e esportivas em alusão ao Dia do Índio. As programações acontecem na capital e em diversos polos indígenas no interior do Estado, como São Gabriel da Cachoeira, Lábrea, Manicoré e Benjamin Constant.

Braço de apoio ao índio  Criada em 28 de janeiro de 2016, retroagindo seus efeitos a partir de 1 de janeiro de 2016, a Fundação Estadual do Índio (FEI), tem a missão de promover e coordenar a execução e implementação de políticas públicas indígenas, de desenvolvimento sustentável, em parceria com outras instituições dos governos federal, estadual e municipal, com as comunidades, organizações indígenas e entidades não-governamentais, com atividades voltadas para o desenvolvimento sustentável da economia, meio ambiente,  valorização, dos conhecimentos e técnicas tradicionais, aliados à conhecimentos científicos e tecnológicos e à preservação de valores culturais e históricos dos povos indígenas. A FEI tem como atual diretor-presidente, o indígena Raimundo Atroari.

  • As programações acontecem na capital e em diversos polos indígenas no interior do Estado, como São Gabriel da Cachoeira, Lábrea, Manicoré e Benjamin Constant.
  • Hoje (19), a marcha segue pelas ruas da capital em direção à Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) e Universidade Estadual do Amazonas (UEA).
  • A partir das 19h, no Espaço Kairós (local do acampamento), localizado no Bairro da União, zona Centro-Sul da capital, haverá celebração com danças, rituais e outras manifestações artísticas.
  • No dia 20, a marcha segue para a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Secretaria Municipal de Educação (Semed) e Fundação Nacional do Índio (Funai).
  • No interior: As atividades do Programa Abril Cultural Indígena no interior tem como principais eventos: o Encontro de lideranças Indígenas do Amazonas, de 16 a 18 de abril, na Aldeia São Felix, em Autazes; a IV Semana dos Povos Indígenas do Vale do Javari, nos dias 18 e 19 de abril, em Atalaia do Norte; o Festival Cultural do Povo Mura, nos dias 18 e 19 de abril, na aldeia Piranha; a Semana Cultural dos Povos Indígenas, de 17 a 23 de abril, em Lábrea; o 3º Festival Indígena Ticuna de Açaí, de 15 a 17 de abril, em Benjamin Constant; e a Assembleia Eletiva daOrganizacao Dos Povos Indigenas Tora, Tenharin, Apurinã, Mura , Parintintin e Piraha(OPITTAMPP), nos dias 29 e 30 de abril, em Manicoré.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *