Seis bairros da orla e 12 ruas do centro serão afetadas pela cheia deste ano, em Manaus, prevê prefeitura

De acordo com a Defesa Civil, pelo menos 12 bairros de Manaus devem ser atingidos pela cheia do rio Negro, este ano. No centro, as ruas que podem ser afetadas pela cheia são: Barão de São Domingos, rua dos Barés, Avenida Eduardo Ribeiro, rua Floriano Peixoto (área próxima à Alfândega), rua Guilherme Moreira e rua dos Andradas.

Segundo o Serviço Geológico do Brasil – CPRM, a previsão da cota máxima para 2014 é de 29,49 metros, mas o diretor operacional da Defesa Civil do Município, Cláudio Belém, estima que este ano a cheia não ultrapasse os 29,20 metros.

Em reunião realizada no início da semana, técnicos da Defesa Civil do Município, o secretário do Centro, Glauco Francesco e o coordenador do Pró-Manaus, Daniel Herszon, discutiram sobre as estratégias que deverão ser adotadas para o centro de Manaus, caso a cheia do rio Negro ultrapasse a cota de emergência prevista para este ano.

Segundo o diretor operacional da Defesa Civil está monitorando diariamente a subida das águas, todas as providências vão ser tomadas no sentido de que comerciantes e moradores do centro, assim como a população em geral, não tenham grandes prejuízos com a subida do rio Negro.

Para o secretário do Centro, Glauco Francesco, a cheia pode virar atrativo para os turistas, principalmente porque o auge da subida das águas vai ser no mês de junho, período em que acontecem quatro jogos da Copa do Mundo em Manaus e mês em que a cidade vai receber um grande número de visitantes.

O objetivo, agora, é atrair o maior número possível de secretarias parceiras, para proporcionar ao turista toda a infraestrutura necessária, de segurança, principalmente, para quem vai visitar o centro da cidade, caso o Rio Negro atinja a cota de emergência, que começa a contar a partir dos 29 metros.

Tanto em ruas que podem ser inundadas, quanto no Mercado Municipal Adolpho Lisboa, que possivelmente também deve ser afetado, o secretário afirma que o papel da Semc, nesse momento, é de articulação.

O segundo alerta de cheia para 2014 vai ser emitido no dia 30 de abril. Em 2012, o rio Negro registrou a marca histórica de 29,78 metros. Um centímetro a mais que a segunda maior cheia, a de 2009.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *