Secretário de Segurança afirma que rondas policiais estão suspensas, mas que perseguições a criminosos vão continuar

14/01/13 – O Secretário de Segurança Pública do Estado do Amazonas, coronel Paulo Roberto Vital afirmou neste domingo (13), que as rondas policiais estão suspensas temporariamente. Vital afirmou que embora os policiais militares continuem a agir, quando for necessário perseguir suspeitos de cometer crimes, a orientação do Comando Geral da Polícia Militar do Amazonas é de que, durante o acompanhamento tático, os PMs, não coloquem em risco a própria vida, nem a segurança de outras pessoas, inclusive a do meliante.

Por meio de nota, o secretário contestou a declaração do coordenador do Programa Ronda no Bairro, major Amadeu Soares, que afirmou que os policiais do programa vão deixar de perseguir bandidos, contrariando a ordem do Comando Geral da PM-AM.

Segundo a nota, “A obediência à hierarquia e à disciplina são pilares básicos na vida do policial militar, durante toda sua carreira. Uma ordem emanada do Comando da PMAM jamais deixará de ser cumprida. Os procedimentos de abordagem policial obedecem a princípios de legalidade e de direitos humanos, preservando em primeiro lugar a vida. O acompanhamento policial em ocorrência desses infratores, que estão em deslocamento veicular, ou não, obedece às esses princípios, e não é proibido.”

Por meio da assessoria de imprensa, a Secretaria de Segurança Pública informou que não houve uma nova publicação determinando que a policiais militares deixassem de perseguir suspeitos durante ocorrências. Ainda segundo a assessoria, a orientação foi dada no sentido de alertar os PMs para evitar incidentes, principalmente enquanto dois casos envolvendo perseguições policiais ocorridos recentemente estão sendo investigados pela Polícia Militar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *