Matérias

Vídeo que registrou queda do avião da Germanwings é achado, dizem jornais

Dois veículos internacionais informaram, na tarde desta terça-feira (31), que tiveram acesso a um vídeo registrado dentro do avião da Germanwings, momentos antes de ele cair nos Alpes franceses. A revista “Paris Match”, da França, e o jornal “Bild”, da Alemanha, não divulgaram as imagens, mas afirmaram que tiveram acesso a elas, e publicaram descrições do que estaria registrado no material.

Segundo os dois veículos, a versão apresentada no vídeo pode ser confirmada com o áudio registrado na caixa-preta, que registra as vozes dentro da cabine dos pilotos. O arquivo do vídeo foi encontrado em um telefone celular resgatado entre os destroços do avião por “uma fonte próxima da investigação”, diz a “Paris Match”.

De acordo com a publicação francesa, que divulgou a informação em francês, espanhol e inglês, a cena é descrita como “caótica”, e nas imagens não é possível identificar as pessoas. “mas os sons dos passageiros gritando tornam perfeitamente claro que eles estão cientes do que estava para acontecer com eles”.

Ainda de acordo com a revista, “é possível ouvir gritos de ‘meu Deus’ em diversas línguas”.

“Batidas metálicas também podem ser ouvidas mais de três vezes, talvez do piloto tentando abrir a cabine com um objeto pesado. Perto do fim, após um forte chacoalhão, mais forte do que os anteriores, os gritos se intensificam. Depois, nada.”

Supostas conversas da caixa preta

O jornal “Bild” havia publicado no domingo as supostas conversas que estariam gravadas na caixa-preta do avião.

Segundo o tabloide alemão, antes mesmo da decolagem, em Barcelona, na Espanha, o comandante Patrick Sonderheiner disse para o copiloto Andreas Lubitz que não tinha tido tempo de ir ao banheiro. O voo partiu para Düsseldorf, na Alemanha, com 20 minutos de atraso, às 10h01.

Às 10h27, o piloto orienta Andreas a preparar o pouso. Andreas, segundo o jornal, diz: “você pode ir agora”. O piloto responde: “você pode assumir o controle”. O piloto sai da cabine. E ouve-se a porta fechando pela última vez.

Às 10h29, o controle aéreo detecta que o avião começou a descer. O piloto bate na porta e grita: “Pelo amor de Deus, abra a porta”. Ouvem-se os gritos dos passageiros.

Às 10h35 a caixa-preta registra sons de golpes com um objeto metálico na porta, era o piloto tentando arrombar a cabine.

Às 10h36, um alarme dispara um alerta em inglês: “Terrain, pull up”, o solo, levante. Em seguida, ouve-se uma nova batida forte na porta e mais um grito do comandante: “Abra a maldita porta”.

Às 10h38: enquanto o avião desce é possível ouvir a respiração calma de Andreas. Às 10h40: um som que parece ser o da asa direita raspando em uma montanha. Gritos dos passageiros são ouvidos uma vez mais. São os últimos sons registrados.

Copiloto de avião escondeu doença não identificada, segundo promotores alemães (Foto: Getty)Copiloto de avião escondeu doença não identificada, segundo promotores alemães (Foto: Getty)

O voo da Germanwings caiu na última terça-feira (24), matando as 150 pessoas a bordo. O voo partiu de Barcelona (Espanha) para Düsseldorf (Alemanha) e, segundo os promotores franceses, foi derrubado pelo copiloto Andreas Lubitz “deliberadamente”.

Deixe seu comentário

TV

Rádios

Arquivos

  • Arquivos

  • Links

    Links