Matérias

Unidades de saúde fazem testes para diagnóstico precoce do vírus da AIDS

Por toda esta semana, as unidades de saúde do Estado realizam testes para conscientização do diagnóstico precoce de HIV, o vírus da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS). Os testes, feitos após a pela coleta de sangue, são rápidos e o resultado para sai em questão de minutos.

Com taxas de detecção superiores à média nacional, no ano passado, o Amazonas registrou mais de 1.200 novos casos e quase 300 óbitos.

A coordenadora estadual de DST/Aids e hepatites virais, Silvana Lima, explica que, diante de números, considerados alarmantes, o governador José Melo, sancionou a lei 4.444/2017, que estabelece a última semana do mês março como a Semana Estadual de Conscientização do Diagnóstico Precoce de HIV.

De acordo com a voluntária Evalcilene Santos, após sair o resultado, os pacientes diagnosticados como soropositivos são encaminhados para o acolhimento com voluntários, que também são portadores do vírus.

Para pacientes soropositivo ouvidos pela reportagem da Rede Tiradentes, os serviços oferecidos pelo Estado são fundamentais para o tratamento correto.

O testo rápido pode ser feito até a próxima sexta-feira (31/3), na Fundação Alfredo da Mata, das 7h às 9h da manhã, e na Fundação de Medicina Tropical, das 10h da manhã às 2h da tarde.

A Fundação Alfredo da Mata funciona na Avenida Codajás, na Cachoeirinha, zona Centro Sul de Manaus, e a Fundação de Medicina Tropical, na Avenida Pedro Teixeira, no Don Pedro, nona Centro-Oste da capital.

 

Deixe seu comentário

TV

Rádios

Arquivos

  • Arquivos

  • Links

    Links