Matérias

Traficantes dão ordem de parar vacinação contra o sarampo em posto de saúde da zona Leste de Manaus

Tudo aconteceu por voltadas 19h, dessa quarta-feira (18), no bairro Jorge Teixeira, zona Leste Da capital. Traficantes da região impediram que uma equipe da Secretaria Municipal da Saúde (Semsa) fizesse o trabalho de vacinação dos moradores.

A informação foi confirmada pelo prefeito Arthur Virgílio Neto, por meio de Nota nas redes sociais.

Uma equipe de uma emissora televisão da cidade, que fazia uma reportagem sobre a vacinação, também foi impedida de concluir o trabalho.

Em Nota divulgada pela assessoria de comunicação, o Prefeito Arthur Neto se manifestou indignado com o ocorrido:

 

Nota Oficial – Sobre ocorrência durante vacinação no bairro Jorge Teixeira

 

“É uma notícia muito grave e triste que eu trago ao conhecimento do povo de Manaus e do povo brasileiro. Uma equipe nossa de combate ao sarampo, trabalhando com muito amor pela cidade, com muito amor pelas pessoas, estava vacinando moradores do bairro Jorge Teixeira e sendo acompanhada de uma rede de televisão, quando traficantes do bairro, filiados à falange de tráfico que ameaça dominar este Estado impediram a continuação da vacinação que pode salvar bebês e adultos manauaras.

Eu faço um apelo muito encarecido ao Governador do Estado, que entre com tudo que possa ter de força policial, porque nós não podemos deixar nunca que o Amazonas vire propriedade de traficantes. O Amazonas é propriedade dos amazonenses. E portanto, eu estarei com as equipes da Saúde na rua a partir de amanhã. E se o tráfico quiser impedir que isso aconteça, vai ter que impedir que eu pessoalmente faça o acompanhamento à vacinação.

Mas eu peço encarecidamente que o governador coloque as forças policiais todas na rua porque realmente é de indignar qualquer um nós imaginarmos que tem uma equipe salvando vidas e ao mesmo tempo arriscando as suas vidas, porque traficantes, gente da pior ordem, da pior laia, do pior caráter, da pior extração; gente desse tipo acha que pode com a força das suas armas impedir que um trabalho benemérito das equipes da Semsa que estão enfrentando o sarampo, que ameaça tantas pessoas, domine a situação.

É com indignação que eu faço essa declaração. É com indignação, é com comoção, e é com a certeza de que o governador tomará as providências mais duras, porque eu estou deixando tudo bem claro. Confio que amanhã nós estaremos acompanhados de força policial para ninguém se atrever a fazer o que hoje aconteceu.

Mas eu, de noite, acompanharei as equipes da Semsa pessoalmente e se os traficantes quiserem fazer alguma coisa, me terão à disposição deles. Mas que nós vamos vacinar, nós vamos vacinar! O povo de Manaus precisa, o povo de Manaus merece”.

 

ARTHUR VIRGÍLIO NETO

Prefeito de Manaus

 

Ainda na noite dessa quarta-feira, o Estado reagiu e, por meio de nota, a Secretaria da Segurança Pública (SSP-AM)informou que determinou a investigação do caso pela Polícia Civil. A SSP-AM afirma, ainda, que, desde o início da semana, o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) está em contato com a SEMSA para apoiar e oferecer segurança às equipes de imunização em um trabalho que envolve os comandos de policiamento militar de cada área da cidade.

 

Nova fase

A nova fase de ações contra o sarampo teve como ponto de partida a sede do Distrito de Saúde Leste, no Jorge Teixeira. O bairro foi definido como prioritário, por conta da confirmação de casos da doença. O trabalho de imunização está sendo realizado das 15h às 20h, e deve ocorrer inclusive nos finais de semana, de acordo com a Semsa.

Deixe seu comentário

TV

Rádios

Arquivos

  • Arquivos

  • Links

    Links