Matérias

Sob protestos de estudantes pelo passe livre, vereadores da capital aprovam LOMAN

Portal da Rede Tiradentes

Antes da sessão legislativa, foi necessário um reforço na segurança, com a presença da Guarda Civil Metropolitana. De acordo com o presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Wilker Barreto (PHS), os cuidados foram tomados para evitar uma possível invasão de estudantes, no plenário da Casa, o que poderia tumultuar a sessão.

Segundo o presidente da Comissão Especial de Revisão da LOMAN, vereador Alonso Oliveira (PTC), devido à importância da matéria, a pauta do dia foi invertida e os vereadores colocaram votação a Lei Orgânica do Município de Manaus (LOMAN), que apreciou mais 70 emendas.

Após muita discussão, com debates acalorados, a Lei foi aprovada por unanimidade, apesar dos protestos dos estudantes, que pediam a inclusão da emenda do Passe Livre no transporte coletivo na LOMAN.

O presidente da União Municipal dos Estudantes Secundaristas de Manaus (UMES), Lucas Pinheiro, lamentou a decisão dos vereadores.

O líder do prefeito na CMM, vereador Elias Emanuel (sem partido), chegou a ser hostilizado pelos estudantes que acompanharam a votação.

Segundo o Elias Emanuel, a prefeitura não é contra a lei do passe livre para os estudantes. “Apenas é preciso haver um estudo técnico para a viabilidade da matéria”, disse o parlamentar.

O documento de revisão da LOMAN tramitava há quase dois anos na Casa Legislativa Municipal. Das 159 emendas parlamentares apresentadas à Lei Orgânica do Município,78 tiveram parecer favorável e 81 contrário. As prejudicadas ou rejeitadas foram retiradas de pauta.

Deixe seu comentário

TV

Rádios

Arquivos

  • Arquivos

  • Links

    Links