Matérias

Polícia do Amazonas vai investir no bloqueio ao tráfico de drogas, afirma novo secretário da Segurança do AM

PORTAL DA REDE TIRADENTES

A Secretaria da Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) O aumento da demanda por segurança exige uma reestruturação do Programa, em todo o Estado. A afirmação foi feita nesta testa terça-feira (27), em entrevista ao manhã de notícias, pelo secretário da Segurança Pública do Amazonas, delegado federal Sérgio Fontes. De acordo com  disse que, no momento, trabalha na reestruturação do Sistema de Segurança Pública.

“Estamos trabalhando numa reestruturação de todo o sistema e no aprimoramento dos programas de governo, com relação à segurança pública, dentre eles, o “Ronda no Bairro”, “Ronda Maria da Penha”, “Todos pela Vida”.”

O secretário admitiu que o Programa Ronda no Bairro, que também está sendo reestruturado,  perdeu força por causa do aumento da demanda por segurança.

“Na verdade, o projeto foi crescendo e realmente, foi enfraquecendo em alguns pontos para atender outros, principalmente o Interior do Estado. Nem todo o Interior precisa do “Ronda no Bairro”. Em muitas cidades, o policiamento ostensivo a pé resolve, mas, como todo programa, precisa ser avaliado constantemente e, em cima das avaliações ser reestruturado, aprimorado.”

O secretário negou que pretenda extinguir o “Ronda no Bairro” seja extinto. “Não! Esse projeto de polícia comunitária é fundamental. o que nos precisamos é investir mais! Precisamos ter mais motos nas ruas, ter bicicletas, atentar para o tempo de resposta. Às vezes, a patrulha está nas ruas, mas o tempo de resposta não é satisfatório. Um tempo de resposta eficiente propiciou a prisão dos assassinos do sargento. Tempo de resposta eficiente!”

O secretário acredita que a atuação da SSP-AM possa ser próxima ao que foi, durante a Copa do Mundo. “Estamos trabalhando com a sub-secretaria que organizou isso e todos os órgãos que participaram. Na verdade, naquele momento, havia também os órgãos federais muito envolvidos, as Forças Armadas, mas também foi o período do ano com menos homicídios, na nossa capital. E é isso que a gente quer!”

Sérgio Fontes reafirmou que outra prioridade – o combate ao narcotráfico – terá a colaboração do Comando Militar da Amazônia (CMA).

“Toda essa violência que permeia o Estado todo, tem a ver com o narcotráfico, o crime organizado. Vamos investir nas operações de bloqueio. Hoje a PF já faz isso, com muita dificuldade, mas com muita eficiência. A Delegacia de entorpecentes da PF fechou 2014 com mais de 4,5 toneladas. Nós também demos a nossa contribuição, mas eles são poucos e fazem muito. Nós pretendemos colaborar e, ao mesmo tempo, pedir ao governo federal que invista mais e de forma mais qualificada na proteção das nossas fronteiras, porque, a droga que fica aqui  vai para o Brasil inteiro!”

Segundo Sérgio Fontes, a reforma administrativa na secretaria da segurança deve ser concluída até o final do mês de fevereiro.

Deixe seu comentário

TV

Rádios

Arquivos

  • Arquivos

  • Links

    Links