Matérias

Polícia Ambiental apreende grande quantidade de pescado, no Cacau Pirera. Espécies estão protegidas pelo Defeso

PORTAL DA REDE TIRADENTES

As espécies apreendidas estão na lista do Defeso, que proíbe a captura, nessa época do ano. Os vendedores fugiram ao perceber a chegada dos policiais.

Os peixes foram colocados à venda por um grupo de ambulantes, no início da tarde, numa área próxima ao mercado da Vila do Cacau Pirera, no município de Iranduba, na Região Metropolitana, a 27 km de Manaus .

Ao fazer  uma fiscalização de rotina, agentes da Policia Ambiental foram surpreendidos pela grande quantidade de pescado exposta à venda.

De acordo com o delegado Jeff Mac Donald, quando se aproximaram das bancas, os policiais descobriram que se tratava de espécies que estão protegidas pelo Defeso, que não podem ser comercializadas, nessa época do ano.

Segundo o delegado,  não foi possível descobrir a procedência dos peixes apreendidos. Entre as espécies, havia pacus e pirarucus, muito vendidos nas feiras e mercados da região metropolitana e muito consumidos pela população.

A pesca do pirarucu e do tambaqui está proibida desde outubro. As duas espécies só podem ser capturadas a partir de Março. A pesca do pirarucu segue proibida durante todo o ano, sendo permitida apenas nas áreas manejadas, desde que autorizadas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).

O Defeso vai manter sob proteção o pacu, a matrinxã, a pirapitinga, o aruanã, o mapará, o tambaqui e o pirarucu.

Deixe seu comentário

TV

Rádios

Arquivos

  • Arquivos

  • Links

    Links