Matérias

Órgãos de Segurança deflagram Operação Integrada de combate aos assaltos a ônibus

thumbnail_Operacao2

Órgãos do Sistema de Segurança Pública do Amazonas iniciaram na última quinta-feira (9), a operação “Catraca” em áreas com maiores ocorrências de assaltos a transporte coletivo em Manaus. A operação conjunta será realizada por tempo indeterminado por equipes da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), Polícia Militar (PM) e Polícia Civil (PC). Cerca de 500 policiais serão empregados no primeiro dia da Operação.

thumbnail_Ney Mendes2

O objetivo da Operação Integrada é reprimir a atuação de infratores nos terminais de integração, ônibus e micro-ônibus do transporte coletivo urbano. As ações vão somar com o policiamento que já vem sendo empregado na cidade, e terá um reforço expressivo neste fim de semana. As primeiras equipes policiais foram destacadas para as áreas Norte e Leste.

thumbnail_Ney Mendes1

Desde 2016 até fevereiro deste ano, 749 criminosos foram presos por assaltos a ônibus em Manaus. Segundo dados da SSP-AM, desde dezembro, os registros desse tipo de crime estão diminuindo gradativamente: 322 em dezembro, 274 em janeiro e 200 em fevereiro.

thumbnail_operacao3

De acordo com o secretário de Segurança Pública do Amazonas, Sérgio Fontes, os números mostram que este tipo de crime tem recebido atenção de forma sistemática das forças estaduais de segurança. “Os registros desde tipo de crime vem diminuindo gradativamente, a partir da atuação das polícias, mas há a necessidade de se pensar, junto com as empresas de transporte coletivo, em medidas a médio e longo prazo, cumprindo o papel da SSP, que é nortear as políticas de segurança do Estado”, afirmou.

thumbnail_Operacao1

A ação “Catraca” acontece por meio de abordagens fixas (com barreiras) ou móveis (com policiais nos ônibus), para vistoria dos veículos em circulação nas principais avenidas e ruas estratégicas. Durante as abordagens, os policiais conversam com passageiros, orientam motoristas e cobradores e realizam revistas.

thumbnail_Ney Mendes3

As Companhias Interativas Comunitárias e Delegacias Interativas de Polícia também estarão focadas nas abordagens a veículos e pessoas nas suas áreas de abrangências, com o intuito de identificar possíveis cidadãos infratores que possam agir isoladamente, ou em grupo com o objetivo de praticar delito contra a vida e o patrimônio, principalmente no transporte coletivo urbano.

As equipes policiais também coletam informações com passageiros nos terminais de integração, para diligências policiais e prisão de suspeitos.

Deixe seu comentário

TV

Rádios

Arquivos

  • Arquivos

  • Links

    Links