Curiosidades

Jacarés deixam focinho para fora de lago congelado para sobreviver no frio

Onda de frio extremo nos EUA provocou temperaturas negativas na Costa Leste do país

Jacarés na Carolina do Norte colocam o focinho para fora de lago congelado – Reprodução / Shallotte River Swamp Park

RIO — O frio extremo que assola a Costa Leste dos Estados Unidos provocou um fenômeno curioso num parque na Carolina do Norte. Os jacarés do Shallotte River Swamp Park foram obrigados a deixar o focinho para fora do lago congelado do parque para sobreviver às temperaturas extremas.

Segundo o gerente do parque, George Howard, os jacarés deixam os focinhos para fora da água congelada para conseguir respirar e, então, hibernar. Ainda de acordo com Howard, o processo é conhecido tecnicamente como brumação, no qual os jacarés diminuem a temperatura corporal e o metabolismo para que possam sobreviver ao frio. Quando as temperaturas começam a subir e o gelo derrete, os animais começam a regular sua temperatura corporal.

“Eles colocam o nariz para fora e são capazes de respirar e ficar perfeitamente bem, mesmo com a água congelada. É uma técnica de sobrevivência incrível, esses ‘caras’ foram construídos durões há milênios atrás e continuam durões até hoje”, disse Howard em entrevista para o canal de TV local “Wect 6”.

Na terça-feira, Howard postou um novo vídeo dos jacarés na página do parque no Facebook para mostrar como eles estavam após o degelo da água do lago. Nas imagens, é possível ver o gerente do parque em cima de um dos jacarés, segurando-o pelo focinho. O vídeo já foi assistido mais de 18 mil vezes.

“Ele está pegando um sol aqui fora, fazendo o que chamamos de termorregulação, e estou apenas dando uma olhada nele. Ele está lutando contra mim, então sei que está tudo bem. Ele não está muito feliz comigo e ainda está fazendo brumação, diminuindo o metabolismo, então a última coisa que eu quero é mexer demais com ele”, diz Howard no vídeo colocando o jacaré de volta no lago.

 

Deixe seu comentário

TV

Rádios

Arquivos

  • Arquivos

  • Links

    Links