Matérias

Iniciativa busca salvar prédio histórico da Santa Casa de Misericórdia que chama a atenção de turistas

Mais de 100 anos de história em ruínas. Quem visita hoje as dependências da Santa Casa de Misericórdia, no centro de Manaus, tem apenas um sentimento: indignação. O turista José Nelson, que visita a capital do Amazonas, é apenas um exemplo desse sentimento.

Escadarias depredadas, móveis quebrados, vidraças estilhaçadas. O local, que antes salvava vidas, agora virou depósito de escombros e ponto de refúgio para usuários de drogas e marginais que utilizam o espaço para esconder objetos roubados, como bolsas femininas. Maria Cecilia e Vera Maria, que moram em Ribeirão Preto, São Paulo, e também visitam Manaus, pela primeira vez, afirmaram que tiveram o passeio mais triste de vidas delas.

De acordo com a presidente da Associação de Cultural do Estado do Amazonas (ACEAM), Rosa Dops Anjos, com um prédio centenário e uma arquitetura que inspira pela beleza, a Santa Casa de Misericórdia de Manaus pede socorro à sociedade civil organizada, que se uniu com a comunidade artística para chamar atenção sobre o abandono do prédio histórico.

Exposição de pinturas, fotografias, músicas e outras atividades artísticas movimentaram a manhã do feriado. Conforme o o músico Oscar Filho, tudo para sensibilizar as pessoas sobre a importância da Santa Casa..

Alvo de inúmeras ações judiciais pela reativação de seu funcionamento, a Santa Casa de Misericórdia vive hoje momentos de incerteza. Mas apesar do abandono, muitos ainda acreditam na revitalização do prédio, hoje uma triste lembrança do que foi um dia.

Deixe seu comentário

TV

Rádios

Arquivos

  • Arquivos

  • Links

    Links