Matérias

Hospital Adriano Jorge deve realizar transplante de rim a partir de setembro

O hospital Adriano Jorge é uma das unidades de saúde de referência em Manaus, um dos poucos no Brasil a realizar transplante de fígado, e está prestes a ser habilitado a realizar transplantes de rim. De acordo o secretário de saúde do estado (Susam), Pedro Elias, que participou de uma reunião do Ministério da Saúde em Brasília na última terça-feira (26), o processo está bem avançado e em pouco tempo o serviço será oferecido.

Atualmente, segundo a Secretaria de Saúde, 187 pacientes aguardam na fila para transplante de rins. Número que a Susam pretende diminuir em até 50% com a criação de mais um hospital habilitado.

Por já realizar procedimentos semelhantes, não haverá necessidade de obras e compras de equipamentos. De acordo com o secretário, apenas os profissionais passarão por treinamento, que será realizado pela equipe de Hepato do Hospital Bandeirantes, de São Paulo, responsável por realizar transplantes de rins naquele estado e no Acre. A etapa de capacitação, de acordo com Pedro Elias, deverá ser executada em agosto.

A maior preocupação agora é a ampliação do atendimento de hemodiálise, onde 91 pacientes realizam o procedimento.

portaldoholanda-708467-imagem-foto-amazonas

No Amazonas, os transplantes são realizados pelo Hospital Santa Júlia, da rede privada, que é credenciada pelo SUS. No ano passado, o hospital realizou 13 cirurgias do tipo.

 

Sonora: Pedro

Deixe seu comentário

TV

Rádios

Arquivos

  • Arquivos

  • Links

    Links