Matérias

Fenômeno incomum na Amazônia, imagens de tromba d’água em Parintins chamam a atenção do país, por meio das redes sociais

11162464_822440787842381_7700769427178667622_n
Os moradores de Parintins, no Interior do Amazonas, a 369 km de Manaus puderam vivenciar um fenômeno incomum na Região Norte do país, na manhã desta terça-feira (21), feriado de Tiradentes.

Por volta das 9h, após um temporal sobre o Rio Amazonas, uma tromba d’água se formou no meio do rio, próximo à ilha, e chamou a atenção de várias pessoas. Muita gente chegou a ficar assustada ou simplesmente maravilhada. Os mais jovens, principalmente, decidiram acompanhar a movimentação, gravando o fenômeno com seus celulares. Ainda pela manhã, as imagens correram o país, por meio das redes sociais.

De acordo com informações da Prefeitura de Parintins, o fenômeno não causou nenhum prejuízo, no ponto onde ocorreu. Apenas acabou virando uma atração nos céus de Parintins por cerca de 10 minutos.

A tromba d’água é fenômeno meteorológico que consiste na formação de grande quantidade de vapor de água, em nuvens espessas que se movem, formando um cone, cuja base é voltada para o alto. Também é conhecido como manga e manga-d’água.
11154849_1131528166873237_3005866031341168272_o

Outras definições

Conforme o site Bio Mania (www.biomania.com.br), a tromba d’água é um verdadeiro tubo formado de nuvem, que pode sugar a água do mar ou de um lago durante períodos de mais de meia hora.

É um redemoinho de diâmetro reduzido, ou massa de nuvem formada de ar e névoa aquosa, que rodopia sobre um lago ou oceano. Quando ocorre sobre terra firme, a tromba-d”água recebe a denominação de tromba terrestre ou tornado; quando ocorre no mar, pode chamar-se tromba marinha.

Constitui uma espécie de tubo semicônico formado em nuvem tempestuosa, dirigido para baixo e que, quando se aproxima da superfície do mar, provoca a agitação da água. Surge então na superfície uma protuberância que acaba por unir-se à coluna descendente, formando a tromba. O tubo pode atingir um comprimento considerável e o fenômeno dura, em geral, trinta minutos ou mais. O ar sopra com violência, circular ou espiralmente, em torno do tubo, até que a coluna se rompe e cai sobre o mar ou recolhe-se à nuvem.

Ainda segundo o Bio Mania, em geral, as trombas-d”água ocorrem nas regiões tropicais e, em condições de instabilidade de tempo, podem se tornar violentas. Nesses casos, provocam fortes ventos e podem ameaçar a navegação. No mar ou nos lagos, as trombas-d”água sempre ocorrem na estação quente.

Deixe seu comentário

TV

Rádios

Arquivos

  • Arquivos

  • Links

    Links