Matérias

Dia Nacional do Surdo alerta para causas e tipos de perda auditiva

Dificuldade para escutar é um problema menos incomum do que se imagina. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), mais de nove milhões de pessoas possuem deficiência auditiva no Brasil. Entre elas, 11% são jovens de até 19 anos. Em 26 de setembro, Dia Nacional do Surdo, o Hospital Paulista, referência nacional em otorrinolaringologia, aproveita a data para reforçar a importância de realizar um acompanhamento médico desde a infância, além de ressaltar as principais causas e tipos da doença.

Entre as diversas causas que podem ocasionar a surdez estão a genética, hereditária e adquirida. Nestes casos, a deficiência pode ser classificada como neurosensorial, causada por danos ao ouvido interno ou no nervo que o liga com o cérebro, ou condutiva, na qual é detectada uma dificuldade de transmissão das ondas sonoras. Já os estágios de perda de audição podem ser: leve, moderado, severo ou profundo. No último caso, apenas ruídos muito intensos, como o de uma turbina de avião ou do disparo de um revólver, são perceptíveis.

Segundo Christiane Lombardi, fonoaudióloga do Hospital Paulista, o principal sintoma que afeta as pessoas é a dificuldade de conversar em lugares com ruídos externos. “Por ser um processo indolor e praticamente imperceptível, as pessoas não se dão conta de que estão desenvolvendo essa deficiência e acham normal a dificuldade de escutar. Por isso, é importante que realizem uma consulta com um profissional o quanto antes, para que haja a identificação, habilitação ou reabilitação da função auditiva antes que o problema se agrave”, afirma.

Surdez em crianças

Quando a perda de audição é diagnosticada ainda na infância, o processo de reabilitação é mais eficiente. Crianças com problemas para escutar podem sofrer com déficit de aprendizado, além de terem problemas com relacionamentos e inserção social. Por isso, é importante que os pais levem seus filhos para realizar o “Teste da Orelhinha”.

Ao perceber qualquer tipo de alteração, exames audiométricos do tronco cerebral irão identificar a causa e a intensidade da surdez, possibilitando que seja feito o tratamento adequado. Com a intensificação dos sintomas, a criança deve ser acompanhada por um otorrinolaringologista, que indicará a necessidade do uso de uma prótese ou Implante Coclear.

Além disso, o ato de amamentar deve ser realizado de forma correta, pois o posicionamento inadequado da criança no peito da mãe ou na mamadeira, pode levar a um quadro de otite.

Outras doenças

Quando a deficiência é identificada apenas durante a fase adulta, é necessário realizar um processo terapêutico a fim de reabilitar o indivíduo. “Não escutar bem pode levar à depressão, ansiedade, além de causar um isolamento social”, complementa Christiane.

Setembro Azul

O Hospital Paulista de Otorrinolaringologia apóia a campanha Setembro Azul, que tem como objetivo promover a prevenção e a inclusão de pessoas com surdez. Além disso, a instituição preparou um material educativo com informações sobre o funcionamento do sistema auditivo, tipos de perda de audição e uma escala de sons para identificar o grau da deficiência. Confira:  http://www.hospitalpaulista.com.br/setembro-azul/.

Sobre o Hospital Paulista de Otorrinolaringologia

Fundado em 1974, o Hospital Paulista ampliou competência para outros segmentos, durante sua trajetória, com destaque para Fonoaudiologia, Alergia Respiratória e Imunologia, Distúrbios do Sono, procedimentos para Cirurgia Cérvico Facial, bem como Buco Maxilo Facial.

Em localização privilegiada (próximo ao Metrô Vila Mariana e às novas estaçãoes da linha Lilás -AACD Servidor, Hospital São Paulo e Santa Cruz), possui 42 leitos, dois de UTI e 10 salas cirúrgicas, realizando em média, por mês: 600 cirurgias, 7.500 consultas no ambulatório e Pronto Socorro e, aproximadamente, 1.500 exames especializados.

Referência em Otorrinolaringologia e com alta resolutividade, apresenta índice de infecção hospitalar próximo à zero. Dispõe de profissionais de alta capacidade, professores-doutores, sendo catalisador de médicos diferenciados e oferece excelentes condições de suporte especializado 24 horas.

Deixe seu comentário

TV

Rádios

Arquivos

  • Arquivos

  • Links

    Links