Matérias

Denúncia contra Rachel Sheherazade é aceita e vídeos do SBT serão avaliados

A Procuradoria Geral da República (PGR) aceitou nesta quinta-feira (27) a representação feita pela deputada federal Jandira Feghali (PCdoB/RJ) contra a jornalista Rachel Sheherazade, do SBT. A parlamentar solicita uma investigação, alegando que a âncora do “SBT Brasil” cometeu na bancada do telejornal o crime de apologia e incitamento à tortura e ao linchamento, caracterizado no artigo 287 do Código Penal.

rachel sherazade

De acordo com o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, os vídeos que mostram a opinião exposta por Rachel no “SBT Brasil” sobre o caso envolvendo um grupo que puniu um menor infrator no Rio de Janeiro serão avaliados. “Não se pode pregar contra o Estado democrático. Isso é muito sério”, opina Janot. “Se você faz um discurso de ódio para a sociedade, não há como controlar o que ocorre depois por aí”, completa.

Em nota enviada ao Purepeople, Jandira Feghali explica que seu pedido de investigação se justifica. “As pessoas não podem se sentir legitimadas por um discurso neofascista e sair por aí julgando e executando outros cidadãos. E, no geral, os executados em sua maioria são os mais pobres e negros”, diz. “Não queremos que se crie um paradigma na televisão de incitação à violência na busca da audiência e do lucro. É preciso repensar o que está sendo feito”, critica.

Polêmica

Em fevereiro deste ano, um adolescente foi espancado e preso nu pelo pescoço a um poste através uma trava de bicicleta por homens no Aterro do Flamengo, na Zona Sul da capital fluminense. O jovem cometia furtos na região. Com a notícia, Rachel Sheherazade, que ficou conhecida por causa de suas opiniões fortes, deu o seu parecer sobre o fato no “SBT Brasil”.

“No país que ostenta incríveis 26 assassinatos a cada 100 mil habitantes, que arquiva mais de 80% de inquéritos de homicídio e sofre de violência endêmica, a atitude dos vingadores é até compreensível. O Estado é omisso, a polícia é desmoralizada, a Justiça é falha. O que resta ao cidadão de bem que, ainda por cima, foi desarmado? Se defender, é claro”, disse.

“O contra-ataque aos bandidos é o que chamo de legítima defesa coletiva de uma sociedade sem Estado contra um estado de violência sem limite. E, aos defensores dos Direitos Humanos, que se apiedaram do marginalzinho preso ao poste, eu lanço uma campanha: faça um favor ao Brasil, adote um bandido”, encerrou Rachel.

Concessão

A representação protocolada por Jandira Feghali também responsabiliza o SBT. A deputada sugeriu à Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom) que interrompa o repasse de verbas oficiais ao SBT durante a investigação da Procuradoria Geral da República.

As verbas são repassadas às emissoras de rádio e TV por causa das propagandas e campanhas do governo federal exibidas nos canais. Em 2013, por exemplo, o SBT recebeu R$ 150 milhões da União. Jandira pediu ainda, em último caso, caso não haja uma resposta firme da emissora sobre o assunto, uma análise da concessão do canal de Silvio Santos.

Já Rachel, se for condenada, poderá pegar detenção de 3 a 6 meses ou pagar multa, conforme prevê o Código Penal. Em fevereiro, em entrevista ao Purepeople, Rachel Sheherazade minimizouas representações feitas contra ela.

“Eu não me vendo, nem me dobro. Minha palavra, eles não podem cassar, pois vivemos numa democracia. E, neste país, todo cidadão tem direito, garantido pela Constituição, de expressar suas opiniões. Enquanto tiver o aval da minha emissora, o espaço para opinar livremente, é isso o que farei”.

Leia aqui a entrevista completa de Rachel Sheherazade!

11 Comentários para “Denúncia contra Rachel Sheherazade é aceita e vídeos do SBT serão avaliados”

  1. edilson disse:

    Ela ten toda razao, o estado e omisso, falido, esses vagabundos desses dep.federal sao um bando de incompetentes, nao criam leis contra esses bandidos.

  2. Enolahomes disse:

    Desse jeito….vamos virar uma Venezuela!!! PC do B mostrando sua cara, abre o olho Brasil !!!!

  3. Judson Farias disse:

    Esses comunistas era quem o procurador deveria investiga
    r.Se essa deputada quer tanto aparecer segue o conselho da Jornalista.Adota o bandido.comuna

  4. Renato P. Lima disse:

    Só há reclamação e indignação porque o estado é realmente falho, e não apenas no quesito segurança, é falho também na saúde, mas principalmente na educação. Os políticos deveriam trabalhar para sanar os problemas do país, depois disso se ainda houver alguém dando esse tipo de declaração que foi dada pela jornalista, eles poderão puni-la.
    Parabenizo a jornalista no todo que foi dito, mas principalmente na parte que convida o pessoal dos direitos humanos a adotarem um bandido.

  5. Sandro Monteiro disse:

    Temos que ter cuidado é com o PC do B isso sim! Comunismo é um dos males do mundo!

  6. claudio melo disse:

    Como todos já falaram o que eu queria, apenas acrescento: Não dizem que as mulheres são as melhores amigas ? Tá provado que não! Se fosse na Globo será que a Deputada faria o mesmo? D U V I D O .

  7. osmar back disse:

    Já passou da hora de o povo acordar.
    Onde está o direito do homem de bem deste pais.
    Nosso governo tem se aproximar dos países onde a democracia impera e fazer negócios.
    Mas prefere Rússia, Venezuela, Cuba., Ira e outros.

  8. evaristo filho disse:

    Sou policial militar e o que vejo hoje é o direitos humanos dá de pau na policia,valorizando mais o marginal e desmerecendo o policial que alem de tudo é pai de família tambem.
    O vagabundo pode sacar uma arma e atirar no pm,mas vai o pm atirar no vagabundo…

  9. Mario disse:

    Brasil país de ladroes, patifes, safados, corrupçao, impunidade, a começar pela sapatao incompetente da Dilma

  10. Ricardo disse:

    Se isto vingar, o Brasil definitivamente se tornou uma Venezuela.
    Sugiro que façamos algo como uma grande campanha para defender a Raquel, que é uma excelente jornalista e não tem rabo preso.
    Se depender dos partidos de esquerda como o PC do B vamos proteger ainda mais os bandidos e prender os policiais. Assim a violência compensa e só voai aumentar.
    O mundo às avessas…
    Para mostrar serviço manda prender o mensageiro, não o malfeitor. Sem o mensageiro, para todos os efeitos não há violência, e o Brasil está uma maravilha…

  11. Judson Farias disse:

    Mauditos comunistas arruaceiros, que va todos pro inferno

Deixe seu comentário

TV

Rádios

Arquivos

  • Arquivos

  • Links

    Links