Curiosidades

Australiana encontra mensagem jogada ao mar por alemães há 132 anos

Mulher achou garrafa com a carta enquanto caminhava numa praia

Garrafa com mensagem havia sido lançada no mar há 132 anos – Reprodução/Western Australian Museum

NORTHBRIDGE — Uma australiana que caminhava por uma praia da Austrália encontrou, sem querer, uma garrafa com uma mensagem lançada há quase 132 anos. Trata-se da mensagem em garrafa mais antiga do mundo. De início, Tonya Illman não percebeu que havia um papel dentro do recipiente. Ela passeava com a amiga Grace Ricciardo pelas dunas perto da Ilha de Wedge, no Oeste da Austrália, quando viu a garrafa e a levou para decorar sua sala de estar. Depois, observando com calma as letras em relevo, percebeu que tinha algo lá dentro. A australiana encontrou, então, um papel escrito em alemão com data de 12 de junho de 1886.

“Parecia totalmente improvável que aquela nota e aquela garrafa poderiam ter durado tanto tempo”, destacou o marido de Tonya, Kim Illman, ao jornal britânico “The Guardian”.

Garrafa com mensagem foi achada na Austrália – Reprodução/Facebook/Kim Illman

Garrafa fazia parte de experimento

A pequena carta estava amarrada com fios e teve a autenticidade comprovada pelo Museu Australiano Ocidental. O curador assistente de arqueologia marítima do museu, Ross Anderson, explicou ao “Guardian” que a garrafa foi jogada ao mar por tripulantes do navio Paula, no Oceano Índico, a 950 quilômetros da costa australiana. Eram alemães que realizavam um experimento com milhares de garrafas cujas trajetórias ajudariam a monitorar correntes marinhas.

Garrafa com mensagem foi encontrada nas dunas da Austrália – Kim Illman

As mensagens levavam as coordenadas do navio, a data e o nome da embarcação. Anderson usou as informações da garrafa achada por Tonya para confirmar a autenticidade do documento e ainda comparou a letra da mensagem com a de boletins meteorológicos da época do navio Paula.

“Incrivelmente, houve um registro em 12 de junho de 1886 do capitão que relatava o lançamento de uma garrafa ao mar”, ressaltou o curador, que teve as análises ratificadas pelo Observatório Naval Alemão.

A mensagem mais antiga encontrada até então datava de 108 anos atrás. Outras 662 notas do experimento alemão foram recuperadas — a mais recente, de 1934.

 

Deixe seu comentário

TV

Rádios

Arquivos

  • Arquivos

  • Links

    Links