Matérias

Audiência pública para discutir transporte coletivo na Câmara de vereadores acaba em murros e pontapés. Vídeos

Imagens: Fabio Melo

A confusão começou do lado de fora entre manifestantes, seguranças à paisana e membros da guarda municipal, e se intensificou na porta do plenário da Câmara Municipal de Manaus (CMM), na zona Oeste, na manhã desta sexta-feira (24). Foram 5 minutos de gritaria, murros e chutes.

WhatsApp Image 2017-02-24 at 14.32.49

Nos últimos dias, ônibus do transporte coletivo foram incendiados. E na noite da última quinta-feira (23), empresas recolheram veículos. Os atos ocorreram após o anúncio do aumento da tarifa.

WhatsApp Image 2017-02-24 at 07.23.33

A guarda municipal impediu os manifestantes de entrar no plenário Adriano Jorge, na CMM, e usou spray de gás. O vereador Marcelo Serafim (PSB) disse que foi agredido e que já sabe quem é o culpado. Ele ainda destacou que a audiência pública não dará em nada, já que não vai trazer a tarifa ao valor antigo.

 

Dentro do plenário da Câmara, os vereadores tentavam entrar num consenso sobre a participação ou não dos manifestantes na audiência pública. Depois de muita conversa, eles acabaram entrando. A planilha foi apresentada, em cálculos e contas tão complexas que desmotivou o interesse de muitos vereadores que se refugiaram no celular, em conversas paralelas e até em leituras de jornais.

 

O vereador Chico Preto propôs uma reunião extraordinária nesta segunda-feira (27) de carnaval. A intenção é desfazer o aumento da tarifa, usando o regimento da Casa. Ele segue o entendimento que em ocasiões extremas, os vereadores poderiam reverter decisões tomadas pelo Executivo.

A audiência, proposta pela 8ª Comissão de Transportes, Mobilidade Urbana e Obras Públicas da Câmara Municipal de Manaus (COMTMOP),  estava marcada para começar às 9h. Já no plenário, estudantes estavam revoltados com o aumento da passagem de ônibus e gritavam palavras de ordem. A confusão já se estendia até às 11h30. Antes, eles arrancaram cartazes favoráveis ao prefeito da cidade, Artur Neto, que estavam fixados na frente da Casa Parlamentar.

A assessoria de imprensa da presidência da Câmara Municipal de Manaus informou, que os seguranças da Casa não agrediram estudantes e representantes dos movimentos sociais presentes.

A intervenção precisou ser feita porque os estudantes tentaram entrar na CMM de forma desordeira, chegando até mesmo a quebrar uma das portas de vidro que dão acesso ao Plenário, informou a assessoria.

“Na área externa, o desentendimento aconteceu entre os próprios estudantes e representantes de movimentos sociais. Neste episódio, os seguranças da CMM somente acompanharam parlamentares que se encontravam na escadaria e tentavam apaziguar os ânimos dos manifestantes”, diz um trecho da nota.

Pelo jeito, a novela da discussão sobre o valor da tarifa e o transporte coletivo em geral, ainda terá novos capítulos pela frente.

Mais detalhes você acompanha, às 18h, com reportagem de Fabio Melo, no Notícias da Hora, pela TV TIRADENTES.

 

 

Um comentário para “Audiência pública para discutir transporte coletivo na Câmara de vereadores acaba em murros e pontapés. Vídeos”

  1. Manauara disse:

    Esta é a casa do POVO??? Um monte de JAGUNÇOS na porta impedindo a população de participar das audiências. Os vídeos mostram claramente os rostos dos agressores. A OAB deveria entrar com ação criminal e exigir a prisão destes JAGUNÇOS.

Deixe seu comentário

TV

Rádios

Arquivos

  • Arquivos

  • Links

    Links