Matérias

Alimentos deverão ter alerta para ingredientes que causam alergias

Nova determinação vai entrar em vigor no país a partir de domingo (3).
Consumidores deverão prestar atenção aos novos rótulos dos produtos.

 150625-saude-rotulos

 A partir de domingo (3), os rótulos dos alimentos deverão conter informações sobre ingredientes alergênicos. O prazo, estabelecido desde 2015, foi mantido em reunião da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) na quarta-feira (1º).

A resolução obriga a indústria alimentícia a informar nas embalagens dos produtos se há presença dos principais alimentos que causam alergias alimentares. A norma prevê a regulamentação de alimentos e bebidas.  Os rótulos deverão informar a existência de 18 alimentos (confira lista abaixo).

De acordo com a Anvisa, os derivados desses produtos deverão trazer as seguintes informações no rótulo: Alérgicos: Contém (nomes comuns dos alimentos que causam alergias alimentares); Alérgicos: Contém derivados de (nomes comuns dos alimentos que causam alergias); Alérgicos: Contém (nomes comuns dos alimentos que causam alergias alimentares) e derivados.

  Alimentos com baixo teor de gordura podem esconder surpresas desagradáveis para quem está de dieta  (Foto: Reuters/Neil Hall/files)
Alimentos deverão ter aviso nos rótulos para alertar consumidores (Foto: Reuters/Neil Hall/files)

Os dados sobre os alergênicos virão logo abaixo da lista de ingredientes. Além disso, as palavras têm que estar em caixa alta, negrito e com a cor diferente do rótulo. A letra não pode ser menor do que a da lista de ingredientes.

Os fabricantes tiveram um ano para adequar os projetos das embalagens. Os produtos fabricados até o final do prazo de adequação, no dia 2 de julho, poderão ser comercializados até o fim de seu prazo de validade.

Segundo o diretor-relator da matéria, Renato Porto, esta demanda nasceu “fortemente da sociedade”, o que fez com que toda a diretoria votasse unilateralmente pela regulamentação.

Em nota, a Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação (Abia) diz reconhecer como válidas as demandas do consumidor com hipersensibilidade e suas famílias, em especial a importância das informações sobre a composição dos produtos nos rótulos.

Segundo a organização,o setor está comprometido com a oferta de alimentos que atendam às demandas dos consumidores e que componham uma dieta equilibrada e saudável, além da transparência das informações no rótulo dos produtos.

Relação de alimentos previstos na nova norma:
1- Trigo, centeio, cevada, aveia e suas estirpes hibridizadas.
2. Crustáceos.
3. Ovos.
4. Peixes.
5. Amendoim.
6. Soja.
7. Leites de todas as espécies de animais mamíferos.
8. Amêndoa (Prunus dulcis, sin.:Prunusamygdalus, Amygdaluscommunis L.).
9. Avelãs (Corylus spp.).
10. Castanha-de-caju (Anacardium occidentale).
11. Castanha-do-brasil ou castanha-do-pará (Bertholletia excelsa).
12. Macadâmias (Macadamia spp.).
13. Nozes (Juglans spp.).
14. Pecãs (Carya spp.).
15. Pistaches (Pistacia spp.).
16.Pinoli (Pinus spp.).
17. Castanhas
18. Látex natural.

Deixe seu comentário

TV

Rádios

Arquivos

  • Arquivos

  • Links

    Links