Matérias

Ações de estímulo ao aleitamento materno, no AM, garantem título de Hospital Amigo da Criança ao Instituto da Mulher

Portal da Rede Tiradentes

O Instituto da Mulher Dona Lindu (IMDL), unidade de saúde do Governo do Estado, recebeu nesta segunda-feira (14) o título de Hospital Amigo da Criança. O título é concedido pelo Ministério da Saúde (MS), Organização Mundial de Saúde (OMS) e Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) às unidades que cumprem os 10 Passos  da Amamentação e atuam como referência nas ações de promoção, apoio e estímulo ao aleitamento materno. A solenidade, que aconteceu na sede do IMDL, no bairro de Adrianópolis, contou com a presença do ministro da Saúde, Arthur Chioro, do secretário extraordinário de Governo do Amazonas, Evandro Melo, que representou o governador José Melo, do secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim e do chefe da Plataforma Amazônia e responsável pelo escritório do Unicef em Manaus, Unai Sacona.

“Sabemos que este é um título conquistado com muito trabalho e comprometimento. Eu trouxe uma palavra especial da presidenta Dilma, que enviou um abraço caloroso para a equipe do Instituto”, afirmou o ministro Chioro, em seu pronunciamento durante a solenidade. O ministro destacou a importância do aleitamento materno para o desenvolvimento saudável das crianças e como estratégia para redução dos índices de mortalidade infantil.
O secretário Wilson Alecrim ressaltou que as maternidades da Secretaria de Estado da Saúde (Susam) atuam voltadas para o fortalecimento das ações de apoio e estímulo ao aleitamento materno. Por esse comprometimento com a causa, a maioria já ostenta o título de Hospital Amigo da Criança. Ele disse que o título obtido pelo IMDL coroa o esforço e o comprometimento de toda a equipe que desde de a fundação do Instituto trabalha comprometida com esta causa.

Inaugurado em junho de 2010, o Instituto da Mulher Dona Lindu é a unidade de referência da rede estadual de saúde no atendimento integral à saúde da mulher, oferecendo as especialidades de Ginecologia, Obstetrícia e Mastologia. De acordo com o diretor do IMDL, Agnaldo Costa, na unidade são realizados, por mês, uma média de 650 partos, 250 cirurgias ginecológicas, 160 procedimentos cirúrgicos de mastologia, entre outros atendimentos.

O processo de preparação do Instituto para o credenciamento como Hospital Amigo da Criança era meta prioritária para a equipe da unidade. O credenciamento foi anunciado pelo Ministério da Saúde no final do ano passado e a cerimônia desta segunda-feira oficializa a titulação.

A gerente de Enfermagem do IMDL, Gracimar Fecury Gama, destaca que para cumprir os “Dez Passos do Aleitamento Materno” é necessário capacitar e envolver todos os profissionais, incluindo aqueles que trabalham no acolhimento inicial das pacientes, passando pelo pessoal de apoio, até o corpo de enfermagem, médicos, nutricionistas e demais integrantes do atendimento multiprofissional.

No IMDL funciona o Banco de Leite Humano Fezinha Anzoategui, que também desempenha papel importante nas ações de estímulo à amamentação. Com o trabalho de sua equipe, ajuda no atendimento às crianças prematuras internadas em Unidades de Tratamento Intensivo da rede pública e particular, que precisam do leite materno para se alimentar.

Histórico do título – Idealizada pela OMS e pelo Unicef, em 1990, o título de Hospital Amigo da Criança foi incorporado pelo MS em 1992 e, com o apoio das secretarias estaduais e municipais de saúde, capacita profissionais, avalia e estimula a rede hospitalar a cumprir pré-requisitos para a obtenção do credenciamento.

Entre esses requisitos está o funcionamento de um comitê de investigação de óbitos maternos, infantis e fetais e a adoção dos chamados “Dez Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno”. Os Dez Passos incluem: o treinamento de toda a equipe para a implementação de normas específicas de estímulo, promoção e apoio à amamentação; a prática do alojamento conjunto (permitir que mães e bebês fiquem juntos 24 horas por dia); a realização permanente de ações educativas com as gestantes sobre as vantagens e o manejo do aleitamento materno, entre outros.

Deixe seu comentário

TV

Rádios

Arquivos

  • Arquivos

  • Links

    Links