Rio Preto da Eva (AM): Terra da laranja quer ser também a terra da melancia

2101/13 – O município de Rio Preto da Eva, localizado a 80 quilômetros da capital Manaus está trabalhando muito para ganhar o status de a “terra da melancia”. A localidade que atualmente é conhecida como a “terra da laranja”, comemora produção de 200 toneladas do fruto entre 2012 até a primeira quinzena de janeiro de 2013. Para este ano, a meta é audaciosa. “Nossa meta é atingir a marca de 3.000 toneladas.”, declarou o presidente da Associação dos Assentados do Iporá, Francisco de Assis de Oliveira Moraes.

De acordo com ele, as plantações estão localizadas em terrenos do Iporá e o projeto foi desenvolvido em parceria com a Associação e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). “Além da melancia, que tem o tempo entre o plantio e a colheita de 60 dias, o programa envolve também a plantação de abóbora e mandioca.”, explicou Moraes

A iniciativa tem a finalidade de abastecer a capital amazonense, eliminando a dependência de Manaus em relação a Roraima, conforme declarou o subsecretário de produção do município, José Pedro Santos Souza. Segundo ele, a ideia é ganhar, inclusive, na qualidade do produto. “O fruto é colhido, lavado e levado imediatamente para a cidade. Não tem como comparar a qualidade entre uma melancia que viaja uma hora e outra que passa mais de oito horas na estrada”, argumenta.

O presidente da Federação de Agricultura e Pecuária do Amazonas, Munir Lourenço Junior, elogia a iniciativa dos produtores do Iporá. “É a primeira vez que a primeira vez que a comunidade obtém tanto sucesso. Isso agrega valor a economia local e concretiza a meta de todo trabalhador rural: plantar e comercializar os produtos que plantou e garantir bons lucros.”, afirma Lourenço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *