Restrição de circulação para veículos pesados já está valendo, na Constantino Néry

Desde as 6h desta quarta-feira (23), agentes do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans) estão nos principais cruzamentos da Avenida Constantino Néry, para fazer valer as regras de restrição de circulação de caminhões, determinadas pela Prefeitura de Manaus.

Na via, os agentes estarão monitorando o tráfego e autuando condutores que desobedecerem às normas. Estão proibidos de circular no período das 6h às 9h e das 17h às 20h os veículos com Peso Bruto Total (PBT) acima de oito toneladas.

Veículos com PBT acima de 16 toneladas também não podem circular entre as 9h e 17h.

As dimensões máximas permitidas são o comprimento de 18,60m; altura de 4,40m e largura de 2,60m. Os caminhões de maior porte estão sendo orientados a trafegarem nos horários de 20h às 6h da manhã do dia seguinte.

O Manaustrans instalou 41 placas ao longo da Avenida Constantino Néry, com informações sobre os horários de restrição e as dimensões do veículo.

O condutor do caminhão flagrado em desrespeito às regras será alertado sobre a infração e vai receber a autuação.

O diretor-presidente do Manaustrans, Paulo Henrique Martins, disse que as novas regras reforçam as medidas da Prefeitura de Manaus para reorganizar o trânsito da cidade.

Segundo o Código de Trânsito, transitar com veículos em locais e horários não permitidos pela regulamentação estabelecida pela autoridade competente é infração média, com multa de R$ 85,13 e quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação.

No caso de transitar com veículos com dimensões ou carga superiores aos limites estabelecidos legalmente ou pela sinalização, sem autorização, é infração grave, com multa de R$ 127,69, cinco pontos na Carteira de Habilitação e retenção do veículo para regularização.

Antes de começar as autuações, o Manaustrans orientou motoristas durante 15 dias, com alertas sobre o tráfego de veículos de grande porte na Constantino Néry.

As normas de circulação de caminhões foram publicadas no Diário Oficial do Município do dia 08 de abril.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *