Registros de denúncias sobre queimadas em Manaus aumentaram, entre janeiro e agosto, em comparação com 2016

O acompanhamento dos casos de queimadas denunciados pela população aponta que houve uma pequena elevação no número de registros de denúncias, entre os meses de janeiro e agosto, em comparação com 2016. A informação é da Prefeitura de Manaus.

No ano passado, foram registradas 244 denúncias de focos. Este ano, o número subiu para 274, um aumento de 12%, em relação ao mesmo período.

A Campanha de Combate às Queimadas 2017 vem sendo realizada pela Prefeitura de Manaus com atividades de fiscalização e sensibilização ambiental desde junho deste ano.

Por determinação do prefeito Arthur Virgílio Neto, as ações e abordagens, feitas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), foram intensificadas de forma preventiva antes do início do período do verão.

O secretário municipal dO Meio Ambiente e Sustentabilidade, Antonio Nelson de Oliveira Júnior, ressaltou que a Prefeitura de Manaus vem fazendo a sua tarefa de atender e orientar a população, com ações educativas, distribuição de material informativo, palestras em comunidades e escolas, além de campanha institucional nas rádios, TVs, e mídias sociais.

 “O objetivo do trabalho é sempre sensibilizar para evitar o aumento típico de focos de queimada registrados no período de estiagem, quando, culturalmente, há uma tendência de elevação dos casos”.

Nelson destacou ainda que, apesar da capital amazonense sofrer a influência das queimadas registradas no interior do Amazonas e em outros estados da região Norte, com o deslocamento de partículas de fumaça por longas distâncias, Manaus está com um índice reduzido de denúncias, um indicativo de que as pessoas estão absorvendo cada vez mais a mensagem do combate às queimadas.

De acordo com o diretor de Fiscalização da Semmas, Eneas Gonçalves, o atendimento das denúncias de queimadas acontece durante todo o ano.

Neste período, uma força-tarefa sai às ruas para atendimento diário de denúncias. No ano passado, de janeiro a dezembro, 425 denúncias de queimadas foram registradas junto a Semmas, que conseguiu atingir um índice de atendimento de 82%.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *