Recadastramento obrigatório do Bolsa Universidade começa na semana que vem

Os aproximadamente 16 mil alunos beneficiários do Programa Bolsa Universidade, da Prefeitura de Manaus, estão sendo convocados para o processo de recadastramento obrigatório, que começa na próxima terça-feira (02/09). Os estudantes devem acessar o novo portal do programa, através do site http://bolsauniversidade.manaus.am.gov.br e fazer a atualização dos dados.

O órgão executor do Programa – a Escola de Serviço Público Municipal (Espi), vinculada à Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad) – alerta que prazo termina no dia 30 de setembro e quem não se recadastrar pode perder o benefício.

A diretora geral da Espi, Luiza Bessa Rebelo, explica que o recadastramento garante a transparência do processo e o rigor na fiscalização para que o benefício alcance a fatia da população que realmente necessita do impulso para ingressar na universidade.

A exclusão, segundo a diretora, só acontece quando o estudante não atende mais aos critérios exigidos para a permanência no programa – casos em que há ascensão econômica ou desempenho abaixo do esperado na universidade.

O público-alvo do programa, ressalta, são os estudantes de baixa renda, comprovadamente sem condições de custear os estudos. O recadastramento é previsto pela Lei Municipal nº 1.357, que determina a sua realização periodicamente.

Luiza Rebelo informa que o processo deve ser feito através do site, mas, em alguns casos, se for necessário, o estudante pode ser chamado até a sede da Espi para uma entrevista mais detalhada, a fim de comprovar as informações prestadas via web. O aviso vai ser feito por meio do novo Portal do Bolsista.

O cruzamento dos dados obtidos com o recadastramento vai ser feito do dia 1° a 10 de outubro. A lista com os nomes dos beneficiários em situação regular com o programa vai ser divulgada no dia 14 de outubro.

Os bolsistas em situação irregular vão ser convocados para entrevistas, que vão ser agendadas de 15 a 19 de outubro no site do programa.

Junto com o processo de recadastramento, a Espi lança o novo Portal do Bolsista. Os alunos cadastrados pelo programa vão ter senha e login para acessar a ferramenta.

Nesse espaço, disponível no site do Bolsa Universidade, o estudante vai ter acesso aos seus dados pessoais, sua situação dentro do programa e também vai poder solicitar a emissão de documentos, como a Declaração de Bolsista, comprovando que faz parte do programa.

Pelo portal, também vai poder acompanhar todos os processos a que der encaminhamento e vai receber informações importantes da coordenação do programa, assim como a convocação para dar a contrapartida em projetos de cunho educativo e social da prefeitura, uma exigência para continuar recebendo o benefício.

O Bolsa Universidade é um programa socioeducacional da Prefeitura de Manaus, que concede bolsas de estudo integrais e parciais (de 75% e 50% de desconto no valor das mensalidades dos cursos de graduação).

O público-alvo é formado por estudantes que sonham com a graduação em um curso universitário, mas não possuem condições de custear os estudos, comprovadamente.

Foi criado pela Lei nº 1.350, de 7 de julho de 2009. Atualmente, 14 instituições parceiras estão credenciadas no Programa: Boas Novas, Ciesa, Dom Bosco, Esbam, Fametro, Fucapi, IAES, La Salle, Literatus, Martha Falcão, Materdei, Maurício de Nassau, Nilton Lins e Uninorte. Até 2013, mais de 53 mil pessoas foram beneficiadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *