Quinto Constitucional: Advogados elegem lista sêxtupla para a escolha do novo desembargador do Tribunal de Justiça do Amazonas

A votação ocorreu dentro da normalidade. A Polícia Militar reforçou a segurança na sede da Unip, no bairro Flores, e a apuração também transcorreu dentro do esperado. Técnicos do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM) deram o suporte técnico ao longo do dia e durante a apuração.

O resultado final da eleição foi anunciado na noite desse sábado (26), pela Comissão Eleitoral. Com 750 votos o advogado Delcio Santos confirmou o favoritismo entre os colegas e ficou com o primeiro lugar nas eleições desse sábado (26), seguido por Carlos Alberto, com 693 votos, e por Charles Garcia, com 667 votos. Garcia é um dos mais novos na disputa

O primeiro colocado diz que, agora, é preparar a estratégia para a segunda fase da eleição.

“A segunda etapa é preparar currículo, preparar material da nossa nossa história de vida profissional e pessoal para apresentar aos desembargadores, e pedir a eles, que, entendendo que eu mereço estar na lista tríplice, que votem em mim e me deixem então, na lista tríplice!”

Enquanto o segundo colado, Carlos Alberto, apenas agradeceu a confiança depositada pelos colegas advogados.

“Eu fiz uma campanha muito modesta, sem muito estardalhaço, e, ainda assim, consegui ficar em segundo lugar. Eu devo isso à minha história na advocacia e principalmente na Procuradoria do Estado, onde exerço a advocacia pública já há 22 anos!”

O terceiro colocado, Charles Garcia, que está com a candidatura impugnada e espera o julgamento do recurso da Justiça Federal, acredita que o resultado vai mudar os rumos da impugnação.

“Entendemos que, tecnicamente, não há razão para manter a impugnação! Meu muito obrigado!”

Completam a lista sêxtupla os advogados Alberto Bezerra, com 651 votos; Jorge Pinho, com 607 e Silvio Costa, com 552 votos.

Em caso da impugnação de Charles Garcia, entra o sétimo colocado, Affimar Cabo Verde, com 535 votos.
Houve manifestações de protesto ao final da eleição.

O presidente da OAB Amazonas, Marco Aurélio Choy, considerou a eleição tranquila e harmônica.

“… e num ambiente muito confortável, com cinco mil vagas de estacionamento. Foi um momento, também, de muita confraternização entre os candidatos e eleitores.”

Agora, os nomes dos eleitos vão para o pleno do TJ-AM, onde os atuais desembargadores apontam a listra tríplice que será enviada a outro advogado – o governador Amazonino Mendes, que escolhe o novo desembargador.

Ao todo, 31 candidatos colocaram seu nome à disposição nas eleições. Dos 6.180 advogados aptos a votarem, apenas 2:500 compareceram às urnas.

 

Confira os números da votação final:

Délcio Santos: 741

Carlos Alberto: 684

Charles Garcia: 661

Alberto Bezerra: 639

Jorge Pinho: 599

Silvio Costa: 544

Affimar Cabo Verde: 526

Marcelo Kizem: 517

Grace Benayon: 494

Marcos Cavalcante: 448

Felipe Thury: 428

Adriane Magalhães: 423

Paula Valério: 358

Júlio Antônio Lopes: 332

Elaine Benayon; 329

Francisco Maciel: 309

Adonias Pinheiro: 275

Maria Benigno: 226

Francy Litaiff: 193

João Tolentino: 190

Christhian Naranjo: 189

Jefferson Laborda: 167

Raimundo Soares: 165

Bianor Saraiva: 146

Tereza Carmo: 138

Telma Robustelli: 133

Luis Valois: 127

Atila Affonso: 113

Eric Lorenzzo: 103

Mario Marques: 97

 

 

Na próxima semana, o conselho da seccional deverá homologar a lista sêxtupla, após análise e julgamento dos recursos, representações e impugnações que ainda tramitam na Comissão Eleitoral, a exemplo do caso do advogado Charles Garcia cuja candidatura encontra-se subjúdice.

A cobertura completa da eleição você acompanha nesta segunda-feira, no Manhã de Notícias, com Ronaldo Tiradentes e análises de Neuton Corrêa. O Man hã de Notícias começa às 7:30, pela Rede Tiradentes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *