Quadrilha envolvida em roubo e adulteração de veículos presa ontem, em Manaus, é a maior já desarticulada pela PC

fup20121009242_vale_1

Os suspeitos presos nos últimos dias pela Operação “Pit Stop”, em vários bairros da capital foram apresentados na manhã desta terça-feira (21), na Divisão de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), no Coroado, zona Leste.

Ao todo, 18 pessoas foram presas, em cumprimento a mandados de prisão e de busca e apreensão. De acordo com o Delegado da DRCO, Sandro Sarkis, os acusados integravam a maior quadrilha especializada em roubos, furtos, descaracterização e adulteração de veículos do Estado do Amazonas.

De acordo com as investigações, o bando era um dos mais organizados da cidade. Cada suspeito tinha uma função especifica no esquema que começava com o roubo de veículos nas ruas. Após serem subtraídos das vítimas, carros e motos ficavam fora de circulação por aproximadamente três dias, para evitar a localização dos veículos por GPS.

Posteriormente, os veículos eram levados para galpões alugados pelo bando, espalhados pela capital e municípios do Estado, para que fossem descaracterizados. Um despachante que fazia parte da quadrilha era o responsável por falsificar a documentação para facilitar a venda dos carros e motos pela metade do preço de mercado.

Segundo o Delegado da DRCO Mário Júnior, os veículos que não eram revendidos, eram usados por integrantes da quadrilha para a prática de novos assaltos. No comando do bando, estavam três homens que eram os responsáveis pela adulteração, comercialização e falsificação dos documentos junto ao Detran, serviço que era comandado pelo despachante Cleusson Cavalcante de Almeida, de 49 anos.

Em quatro meses de investigação, a polícia já prendeu 40 pessoas envolvidas e recuperou quase 50 veículos  roubados pelo grupo criminoso, que possui vários integrantes que já haviam sido presos anteriormente pela polícia, mas foram liberados pela justiça e voltaram a cometer o mesmo crime.

As 18 pessoas presas foram autuadas por roubo, adulteração de sinal de identificação de veiculo automotor, falsificação de documentos, receptação, porte ilegal de arma de fogo e associação de organização criminosa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *