Procura por serviços gera filas e tumulto, na Carreta da Mulher, na zona Sul de Manaus

outrosaiten2

A procura por exames na Unidade Móvel da Mulher, programa pela Prefeitura de Manaus para a sede do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans), no bairro Japiim, zona Sul, acabou ficando maior do que a capacidade de atendimento, por conta das ações da campanha Outubro Rosa, de prevenção dos cânceres de mama e de colo deútero.

A equipe médica do Programa Saúde Manaus Itinerante, da Prefeitura de Manaus, ficou surpresa nesta terça-feira (21), com a quantidade de mulheres na fila. Cerca de 200 pacientes aguardavam atendimento desde as 3h da madrugada, como foi o caso da dona de casa Lenice Peres, moradora do bairro da Raiz.

O aumento da demanda acabou gerando um princípio de tumulto, que só foi contido com a entrega de senhas para o atendimento.

Trícia Carvalho, que mora no bairro Nova Vitória, na zona Leste da capital, também chegou de madrugada à sede do Manaustrans para conseguir um exame. Ela buscava fazer um ultrassom do seio, e reclamou da falta de vaga para esse tipo de serviço, no sistema de saúde.

Na Carreta da Mulher, estão sendo ofertados gratuitamente exames como mamografia (sem necessidade de encaminhamento), Ultrassonografias abdominal, transvaginal, tireóide e mama (exames com encaminhamento),  tanto para as servidoras do Manaustrans, quanto para a comunidade.

De acordo com o coordenador do Programa Saúde Manaus Itinerante, Márcio Santos, na Unidade Móvel, estão sendo realizados  45 exames por turno para mamografia e ultrassom. Ele explicou que a quantidade não pode ser aumentada  para não interferir na qualidade do serviço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *